REPRESENTATIVIDADE

19 DE ABRIL: Filmes infantis para celebrar o Dia Nacional dos Povos Indígenas

Confira agora uma lista produzida por indígenas ou com apoio de comunidades para assistir com as crianças

Filmes são uma forma de ensinar a importância da data para as crianças (Foto: Divulgação)
Filmes são uma forma de ensinar a importância da data para as crianças (Foto: Divulgação)

Roraima é o estado com a maior concentração de população indígena do país e, em alusão ao dia 19 de abril, é importante lembrar das produções audiovisuais que celebram os direitos e cultura dos povos originários. Confira agora uma lista produzida por indígenas ou com apoio de comunidades para assistir com as crianças.

“A Magia de Makunaima”
Produzido pela professora roraimense Pétira Santos, essa animação conta a história do mito de Makunaima e é inspirado no livro da autora “Contos Indígenas para Crianças”.

Assista o filme:

“Kalapalo”
Esse curta de animação é produzido por crianças da etnia Kalapalo. A obra conta um pouco sobre esse povo e também aborda a festa do Kuarup, celebrada na região do Xingu.

Assista o filme:

Caminho dos Gigantes
Nessa animação, a menina Oquirá trilha seu caminho em uma floresta de árvores gigantes, ao mesmo tempo que tenta aprender sobre o seu destino e o ciclo da vida. O filme mostra a importância da conexão com a terra e a força da natureza.

Assista o filme:

A Festa dos Encantados
A animação narra a história do povo Guajará e de um homem que encontra um mundo subterrâneo habitado por seres encantados, enquanto procura pelo irmão desaparecido.

“Tainá – Uma Aventura na Amazônia”
O filme conta a história da pequena Tainá, que mora com o avô Tigê e é uma guardiã da floresta. Ela salva animais de criminosos e acaba fazendo amizade com o filho de uma bióloga. O filme fez tanto sucesso que ganhou uma sequência “Tainá 2 – Aventura Continua” (2004) e “Tainá – A Origem” (2013).

Confira o trailer: