Variedades

Aprenda a fazer uma receita utilizando o arroz basmati

Tipo de arroz tem sabor mais intenso e é mais apetitoso

O arroz basmati é uma variedade aromática de arroz de grão longo originária da Índia e do Paquistão. É conhecido por seu sabor delicado, textura macia e aroma distinto, que é descrito como noz e floral. O nome “basmati” vem do hindi e significa “rainha do perfume”.

Esse tipo de arroz é cultivado em algumas regiões específicas da Índia e do Paquistão, incluindo as regiões de Punjab, Haryana e Uttar Pradesh, no norte da Índia, e na província de Sind, no Paquistão. A região de cultivo e as condições climáticas, incluindo a temperatura e a temperatura, o sabor e o aroma do arroz basmati.

O arroz basmati é geralmente mais caro do que outras variedades de arroz devido ao seu sabor e aroma distintos e ao fato de ser produzido em quantidades limitadas. Além disso, o processo de cultivo é mais complexo do que outras variedades de arroz, o que também contribui para o preço mais alto.

O ingrediente é frequentemente usado em pratos indianos e paquistaneses, como biryani, pilaf e korma. Também é usado em pratos de outros países, como no Oriente Médio e na África, e é popular em muitas cozinhas internacionais. O arroz basmati pode ser cozido como outras variedades de arroz, mas é importante não mexer muito durante o cozimento para evitar que os grãos quebrem.

O grão é uma fonte de carboidratos e contém fibras, proteínas e vitaminas do complexo B. No entanto, ele também é rico em amido e calorias, e deve ser consumido com moderação em uma dieta equilibrada.

Valores nutricionais

Calorias: 170
Carboidratos: 39 gramas
Proteínas: 3,5 gramas
Gorduras: 0,4 gramas
Fibras: 0,6 gramas
Sódio: 10 miligramas

Receita
Ingredientes

1 e meia xícara (chá) de arroz basmati
3 xícaras (chá) de água
meia colher (chá) de sal

Modo de Preparo

Em uma panela média, coloque a água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, adicione o arroz, o sal e misture. Diminua o fogo para médio e deixe cozinhar semitampada, por cerca de 15 minutos, até o arroz absorver toda a água.
 Desligue o fogo, tampe a panela e mantenha abafado por mais 5 minutos para os grãos terminarem de cozinhar no próprio vapor. Solte os grãos com um garfo e sirva a seguir.