ANIVERSÁRIO 🥳

Artista Neuber Uchoa completa 65 anos e filha presta homenagem ao pai

Músico irá comemorar aniversário no Festival A Primeira Festa, nesta sexta-feira (26)

Antes da músia, Neuber esculpiu em madeira, pintou quadros, fez teatro e criou artesanatos em couro (Foto: Divulgação)
Antes da músia, Neuber esculpiu em madeira, pintou quadros, fez teatro e criou artesanatos em couro (Foto: Divulgação)

Homenagem feita por Carolina Uchoa

Neuber Uchoa, compositor popular brasileiro, nascido em Boa Vista, capital de Roraima, ídolo da cultura nortista, está completando nesta terça-feira (23), 65 anos de vida, dos quais quase cinquenta  dedicados integralmente à música, seu ofício desde a adolescência.

Muito embora tenha começado a cantar já aos três aninhos de idade, as composições chegaram por volta dos 13, 14 anos, para ficar. O artista nos brinda com clássicos, como a canção AVE, que deu nome ao seu primeiro trabalho registrado em um compacto de vinil, em 1985, junto com Carrossel, no lado B.

Primeiro trabalho de Neuber em compacto de vinil (Foto: Divulgação)

Numa trajetória de início marcado por muita paixão pelas artes, pouca gente sabe, mas Neuber esculpiu (em madeira), pintou lindas telas, fez teatro e trabalhou com peças de arte em couro – como sandálias e acessórios artesanais. Porém, a música sempre foi a mais latente e, portanto, sua escolhida – ou, como ele mesmo diz, a música o escolheu para sempre.

“Eu não tenho como fugir disso. Chegou uma hora que eu tive que me render, me dedicar e me compreender como um artista, compositor, tradutor do sentimento do povo da minha terra, representante da nossa cultura, tão rica e, até então, desacreditada. Me encontrei na música e isso me renova, diariamente”, disse.

De lá pra cá, Neuber Uchoa passou por festivais pelo Brasil, teve inúmeros parceiros, participou e fundou movimentos importantes, como o Roraimeira, junto com Zeca Preto, Eliakin Rufino e outros artistas de outros segmentos – que por sinal completa 40 anos este ano -, abriu sua casa para se tornar um espaço  cultural agregador e democrático, produziu eventos e artistas, abraçou causas importantes de minorias, tornou-se um dos maiores compositores da MPB, querido e gravado por toda a região norte do país.

Aos 65 anos, Neuber diz estar apenas começando: “Agora que eu iniciei a melhor parte, a fase mais suave, madura e segura da minha vida e obra. Estou em plena juventude mental, pratico musculação diariamente, cuido do corpo, da mente e do espírito. Canto, toco, componho, vivo criando. Estou cheio de projetos em andamento.”

Eliakin Rufino, Zeca Preto e Neuber Uchoa participaram do movimento Roraimeira (Foto: Divulgação)

Hoje, com a carreira consolidada, Neuber é incontestavelmente ídolo de todas as gerações da sua terra, de todas as classes sociais, gêneros e idades. Sua música é popular, seu estilo próprio e regionalista, marcado pela simplicidade e amor incondicional por Roraima, seu povo, tradições, miscigenação e pelas culturas indígena e fronteiriça.

O cantor, juntamente com os parceiros do Trio Roraimeira, em 2018, foi premiado com a maior honraria concedida pelo Ministério da Cultura, a Ordem do Mérito Cultural, pela relevância da obra para a cultura brasileira.

“Esse prêmio nos mostra que estamos no caminho certo, do amor próprio, dos pés fincados na terra e a cabeça no mundo. É um prêmio para Roraima, por que é disso que a gente fala, é isso que a gente canta”, comenta Neuber.

Artista inclusivo, ligado e antenado com a juventude e com as novidades, é uma das estrelas do carnaval local, do rock ao regional, ele vai do pagode ao forró, pessoalmente ou através de suas composições, gravadas em todos os ritmos, por outros artistas e bandas.

Para 2024, o artista promete um novo álbum, após mais de 10 anos do último, e segue firme com o projeto de reabertura da Casa do Neuber, ainda para 2024.

Dos 65 anos vividos, 50 foram dedicados à música (Foto: Divulgação)

Pai de 5 filhos, todos artistas, Neuber Uchoa se prepara para o Festival A Primeira Festa, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro, no Aloha Lounge, em comemoração à sua troca de data, evento que já se tornou tradicional e abre o calendário cultural de Boa Vista, há 33 anos, sempre com muitos convidados ilustres e especiais.

“Por mim, eu chamaria todos e todas, é muita gente que a gente adora e admira, né? Mas não tem como, então, cada ano, a gente faz um revezamento, chama 10 e já anota os próximos do ano seguinte. É uma grande festa, uma brincadeira maravilhosa, o dia mais divertido do ano. Sejam todos e todas bem-vindos e bem-vindas!” .

O evento conta com grandes nomes confirmados, que vão do forró ao carimbó: Zerbine Araújo, Líber Uchôa, Grupo Revela, Tauã Uchôa, Bodó Valorizado, Sérgio Barros, Aroma, Banda Garden e Halisson Cristyan, além do aniversariante.

As músicas do Neuber estão nas plataformas digitais e você pode acompanhar e interagir com ele pelas redes sociais, no perfil @neuberuchoaoficial.