Bailarinos do Teatro Municipal de Boa Vista estreiam no Festival de Dança de Joinville

Bailarinos também se apresentarão na próxima sexta-feira (22) — Foto: Semuc
Bailarinos também se apresentarão na próxima sexta-feira (22) — Foto: Semuc

O Corpo de Baile do Teatro Municipal de Boa Vista fez sua estreia no 41º Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, nesta segunda-feira, 22. O evento, considerado um dos mais importantes festivais de dança do Brasil e um dos maiores do mundo, contou com as apresentações dos balés Infantil e Adulto de Boa Vista no prestigiado Palco da Sapatilha.

“Este é um dos mais importantes eventos de dança do Brasil. E presentar Boa Vista e o Teatro Municipal com essa oportunidade é algo muito emocionante. Os meninos se prepararam muito e o recompensa e conhecimento vieram”, afirmou Lucas Sozza, coreógrafo do balé adulto.

O Festival de Dança de Joinville continua até o final da semana, e o Corpo de Baile do Teatro Municipal de Boa Vista seguirá se apresentando em outros palcos. As performances na primeira noite foram as seguintes:

Balé Infantil

O grupo encantou o público com a coreografia “Essência”, baseada na técnica de Klauss Vianna – consciência em movimento. A performance destacou a potencialização do corpo cênico, proporcionando uma execução fluida e forte, capaz de tocar profundamente a sensibilidade humana. “Essência” convidou a plateia a compreender o que é mais essencial, explorando a conexão de sentimentos e a superação de limites.

Balé Adulto

O grupo adulto apresentou a coreografia “Dionisíaco”, uma peça de dança contemporânea com linhas clássicas, inspirada nos deuses da mitologia grega Apolo e Dionísio. A performance refletiu sobre o contraponto entre razão e emoção, destacando a natureza controversa do ser humano em sua incessante busca pelo equilíbrio. A cena se destacou pelos desenhos coreográficos simétricos que contrastavam com o descontrole dos bailarinos, resultando em uma apresentação visualmente impactante e emocionalmente envolvente. O trabalho foi fundamentado em estudos de dança moderna, particularmente nas linhas de Lester Horton, evidenciando a dedicação e o rigor técnico do grupo.