A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) venceu o I Prêmio Nacional Universalizar na categoria Justiça Ambiental com um projeto voltado para imigrantes venezuelanos em Roraima.
A Companhia venceu na categoria Justiça Ambiental com o projeto “Acesso ao Saneamento Básico e Justiça Ambiental para imigrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade”. O prêmio foi anunciado em Brasília, durante o Seminário Nacional Universalizar – Aesbe 40 Anos.
O projeto, desenvolvido em parceria com o Unicef, visa garantir o acesso à água potável e ao saneamento básico para imigrantes venezuelanos em Roraima. Entre as ações do projeto estão o fornecimento de água para assentamentos informais, palestras e oficinas sobre economia de água e meio ambiente, e a elaboração de uma cartilha bilíngue com informações sobre como obter acesso à rede de água e esgoto.
O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente o ODS 6, que visa assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.
A banca avaliadora do prêmio foi composta por representantes da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.