O Festival Fartura Gastronomia realizado em São Paulo, neste final de semana, dias 19 e 20 recebe a 8ª edição do festival com chefs de todos os estados brasileiros, único evento que realiza este feito, além de produtores premiados e atrações artísticas. Quem representa Roraima é a chef Denise Rohnelt, pesquisadora da culinária indígena.
A curadoria do evento realizou uma pesquisa e encontrou produtores de origem de todos os estados brasileiros em São Paulo, fortalecendo o título da cidade como a maior capital gastronômica do país. Eles serão utilizados pelos chefs em suas receitas.
A chef Denise Rohnelt será responsável por ministrar uma aula no domingo, dia 20, as 15h no Cozinha ao Vivo. Sobre o prato, ela comenta. “Escolhi apresentar o picadinho de tambaqui de Roraima, que será feito com tucupi negro e servido com farinha da região de Iracema. Esse prato eu fiz para assinar no Podcast Coffe Pub em Roraima e prestigiar os ingredientes da região”, ressaltou.
No Espaço Electrolux e na Cozinha ao Vivo Fartura, as receitas são preparadas na hora, enquanto os chefs contam mais sobre os pratos e o público pode comprar, ao final.
No espaço Restaurantes do Brasil, estandes oferecem pratos durante todo o evento, representando todas as regiões brasileiras. Na Mercearia Fartura estarão os produtores mais premiados do Brasil, com queijos, cachaças, azeites, cafés e muito mais.
A Comidaria Forno de Minas terá receitas de pão de queijo durante todo o dia. O evento conta ainda com vinhos, cervejas especiais e bebidas não alcoólicas. E atrações musicais complementam a programação.
“Com a realização da Temporada Fartura, vamos mostrar a variedade da nossa culinária e a gastronomia como uma verdadeira potência econômica, que reúne desde simples cozinheiros a grandes chefs em conjunto com produtores rurais, indústrias de alimento e comércio. A gastronomia é um grande patrimônio cultural e econômico brasileiro e é também a nossa causa, a nossa essência”, explica Rodrigo Ferraz, diretor do Fartura Gastronomia.
A forma de apresentar esse propósito, essa causa, é conectando a cadeia alimentar desde a sua origem, por meio das Expedições Fartura – viagens gastronômicas que rendem conteúdo, livros e filmes – até os pratos servidos para o público nos festivais em todas as regiões do Brasil e no exterior.
Festivais Fartura
A celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos são realizados em todas as regiões do Brasil e em Portugal, totalizando onze cidades: Belém, Brasília, Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Tiradentes, Brumadinho (Inhotim), Conceição do Mato Dentro, Serro e Lisboa. Com mais de uma década de atuação, os Festivais Fartura reuniram mais de 900 mil pessoas.