Jornalista, pesquisadora e apresentadora de rádio e televisão, Claudia Matarazzo, que está em Roraima para ministrar curso nesta quinta e sexta-feira, 7 e 8, concedeu entrevista à Folha nesta quarta-feira, 6.
Na ocasião, ela aproveitou para falar sobre o evento, que abordará uma imersão sobre etiqueta profissional, mesas de negócios, comportamento, marketing nas redes sociais e planejamento de eventos. O evento ocorrerá no Sebrae, localizado na avenida Major Williams, das 14h às 18h. A entrada é gratuita, no entanto as inscrições estão encerradas.
Claudia afirma que o curso prima por transmitir as técnicas de maneira didática. As dinâmicas práticas ficam na direção do sócio de Cláudia, Mário Ameni, que é consultor de eventos e cerimonial público. Os dois estiveram em Roraima em 2015, ocasião em que ministraram outro curso.
“Para explanar os assuntos ministrados, eu desenvolvi jogos para orientar os temas de forma prática e discutir as soluções para cada simulação de problemas apresentados”, explica Mário Ameni.
O encerramento do evento será marcado com o lançamento do livro Mesa brasileira – Guia para servir e degustar nossa comida regional, de autoria de Matarazzo e Renata Kauling. A jornalista fará sessão de autógrafos, a partir das 18h.
“Esse é um livro para apresentar os ingredientes culinários brasileiros para os próprios brasileiros e afirmo que a região Norte é uma das mais ricas em termos de ingredientes”, disse Matarazzo, que ressaltou que viaja pelo Brasil há mais de 30 anos, por roteiros turísticos a locais desconhecidos, e por onde passa faz questão de levar os temperos da região para casa, para experimentar e conhecer os diferentes sabores.
Matarazzo não escondeu o desejo de retornar ao Estado para ministrar outros cursos e contou que tem planos para lançar uma edição do livro Mesa brasil, mas desta vez abordando os doces típicos de cada região.
A receita que abre o livro que será lançado nesta sexta-feira é a damorida, prato típico dos povos indígenas de Roraima. A receita é da cheff Denise Rohnelt, que é colunista da Coluna Letras Saborosas da Folha de Boa Vista.
O curso nada mais é que a própria vivência da profissional, que já recebeu vários prêmios de jornalismo, trabalhou em coluna de gastronomia, falou sobre moda na revista Vogue e Playboy. Escreveu 20 livros sobre etiqueta e comportamento, foi cerimonialista do Governo do Estado de São Paulo e continua a carreira como palestrante e escritora.