RETROSPECTIVA 2023

Confira destaques artísticos de Roraima ao longo do ano

Na sua perspectiva, quais outros talentos deveriam ser incluídos nesta lista?

Alex Pizano foi destaque no ano de 2023 com seu cinema independente (Foto Divulgação)
Alex Pizano foi destaque no ano de 2023 com seu cinema independente (Foto Divulgação)

No âmbito da cena artística brasileira, o estado de Roraima tem testemunhado o surgimento de talentos que não só se destacam localmente, mas também alcançam reconhecimento em nível nacional. Alguns artistas têm se firmado cada vez mais, levando o nome de Roraima para além das fronteiras regionais.

Aqui estão alguns que merecem destaque em 2023:

Alex Pizano

O cineasta roraimense, Alex Pizano, tem se destacado com prêmios e indicações em competições de cinema ao redor do mundo. Sua presença é notável em concursos internacionais no Reino Unido, França, EUA, Alemanha, África do Sul, Holanda e Itália, tornando-se um ícone do cinema independente na região norte.

George Farias

O músico George Farias produziu um espetáculo musical em comemoração aos seus 60 anos (Foto Divulgação)

O cantor e compositor George Farias, figura marcante no cenário musical de Boa Vista, Roraima, celebrou um marco significativo em sua vida e carreira. Ao completar 60 anos em novembro, apresentou o espetáculo “George faz 60”, revisitando sua carreira musical de maneira abrangente.

Neuber Uchôa

O músico Neuber Uchôa sempre na lista de artistas em prol de cultura de Roraima (Foto Divulgação)

“Para o artista, celebrar é fundamental”, afirma Neuber Uchôa. Este músico representou Roraima no evento ‘Arrastão do Pavulagem’, um festival cultural que ocorre há mais de trinta anos em Belém, arrastando tradicionalmente mais de cinquenta mil pessoas ao longo de quatro domingos pelas ruas da cidade.

Elienai Menezes

Além de escritora, Elienai Menezes também é professora e palestrante (Foto Divulgação)

A escritora e professora roraimense Elienai Menezes recebeu reconhecimento máximo no Prêmio Carolina Maria de Jesus, uma iniciativa do Ministério da Cultura para promover a literatura produzida por mulheres. Sua pontuação máxima foi obtida com o conto intitulado “Navios Negreiros Ainda Existem”.

Sony Ferseck

Escritora aborda temas indígenas em sua literatura (Foto Arquivo pessoal)

Indicada na categoria Poesia do renomado Prêmio Jabuti, Sony Ferseck destaca-se com a obra “Weiyamî: mulheres que fazem sol”, contribuindo não apenas para a literatura brasileira, mas também enfatizando a importância da cultura indígena, especialmente do povo Macuxi.

Adriana Duarte Bencomo

Cineasta aborda temas como fronteiras e imigração no cinema roraimense (Foto Divulgação)

O documentário “Valeu, Boa Vista” foi uma das obras selecionadas pela Mostra Sesc de Cinema. Com roteiro e direção de Adriana Duarte Bencomo, realizadora audiovisual venezuelana residente em Roraima, e produção executiva de Cláudio Lavôr, o filme destaca a riqueza artística da região.

Confira também os músicos da nova geração que se destacaram durante o ano aqui.

A relação apresentada não abrange todos os artistas locais que têm se destacado por seu dedicado trabalho em prol da cultura e arte de Roraima. Na sua perspectiva, quais outros talentos deveriam ser incluídos nesta lista? Deixe seu comentário e compartilhe sua visão sobre os artistas que estão contribuindo significativamente para o cenário cultural e artístico de Roraima.