Conheça cinco filmes que marcaram carreira de Fernanda Montenegro

Fernanda foi a primeira atriz brasileira e a primeira atriz latino americana a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz

Conheça cinco filmes que marcaram carreira de Fernanda Montenegro

Conhecida como ‘A Grande Dama da Dramaturgia Brasileira’, a atriz Fernanda Montenegro completa 94 anos de idade nesta segunda-feira (16). Com uma carreira extensa com mais de 70 anos de carreira no teatro, cinema e televisão, conheça agora cinco filmes que marcaram o trabalho de uma das maiores atrizes do Brasil.

Central do Brasil (1998)

Sem dúvidas, o filme mais marcante da história de Fernanda Montenegro é “Central do Brasil”, dirigido por Walter Salles. Nele, Fernanda vive a personagem Dora, uma professora aposentada que trabalha como escritora de cartas para pessoas analfabetas na estação Central do Brasil. A professora decide ajudar o menino Josué (Vinícius de Oliveira) a entregar uma carta ao pai e acaba por viajar do Rio de Janeiro até a cidade de Bom Jesus do Norte, no Nordeste, onde percebe a sua vida mudar. 

Fernanda foi a primeira atriz brasileira e a primeira atriz latino americana a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Também foi nomeada ao prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro. Mesmo não tendo vencido as categorias, ainda assim, o filme recebeu um dos mais prestigiados troféus do cinema: o Urso de Ouro e Fernanda recebeu o Urso de Prata de Melhor Atriz, além do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

O Auto da Compadecida (2000)

De grande sucesso no Brasil, ‘O Auto da Compadecida’ é um filme brasileiro de comédia dramática, produzido primeiro como série e depois transformado em filme e lançado nos anos 2000. Dirigido por Guel Arraes, é baseado na peça teatral Auto da Compadecida de 1955 de Ariano Suassuna.

Conta as peripécias dos personagens João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello) na Paraíba nos Anos 30. Nele, Fernanda Montenegro vive Nossa Senhora, que intercede pelos personagens no Julgamento Final. 

Nem Que a Vaca Tussa (2004)

A animação ‘Nem Que a Vaca Tussa’ da Disney entra na lista por sua característica distinta: nele, a atriz dubla a personagem Maggie, uma vaca aventureira! Junto das outras duas amigas vacas, Sra. Calloway e Grace, o trio tenta capturar um ladrão de gado para conseguir dinheiro o suficiente e salvar a fazenda onde vivem do leilão. 

Casa de Areia (2005)

O filme dirigido por Andrucha Waddington e gravado no Maranhão marca a colaboração de Fernanda Montenegro com a filha, a também atriz Fernanda Torres. A sinopse oficial do filme conta a história do português Vasco, que em 1910 leva sua esposa grávida Áurea e a mãe dela, Dona Maria, em busca de um sonho: viver em terras prósperas, recentemente compradas por ele. O sonho se transforma em pesadelo quando, após uma longa e cansativa viagem junto a uma caravana, o trio descobre que as terras estão em um lugar totalmente inóspito, rodeado de areia por todos os lados, e sem nenhum indício de civilização por perto. 

A Vida Invisível (2019)

“A Vida Invisível” é um filme de produção brasileira e alemã, dirigido por Karim Aïnouz e baseado no livro ‘A Vida Invisível de Eurídice Gusmão’, da escritora pernambucana Martha Batalha.

Na sinopse, Eurídice e Guida são duas irmãs inseparáveis que moram com os pais e ambas têm um sonho: Eurídice o de se tornar uma pianista profissional e Guida de viver uma grande história de amor. Fernanda vive Eurídice Gusmão Campelo já adulta. O filme foi cotado para representar o Brasil no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas não conseguiu entrar na lista.