
A Prefeitura de Boa Vista realizou, na manhã desta sexta-feira (4), a 1ª Corridinha TEA e a 6ª edição do RecrearTEAndo, na Vila Olímpica Roberto Marinho. Os eventos marcaram o encerramento da 3ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo, que reuniu centenas de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), familiares, educadores e a comunidade em geral.
Corridinha TEA
A Corridinha TEA foi uma das grandes novidades desta edição. Participaram crianças de 2 a 14 anos, que percorreram distâncias de 50, 100 e 200 metros, conforme a faixa etária. Todas receberam medalhas de participação como forma de incentivo e valorização.
A atividade teve como objetivo estimular a coordenação motora, fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio e a percepção corporal das crianças. Além disso, proporcionou um momento de integração entre alunos, professores e famílias.
RecrearTEAndo reuniu mais de mil alunos autistas
Em sua sexta edição, o RecrearTEAndo contou com a presença de mais de mil alunos com autismo da Rede Municipal de Ensino. Criado pela Escola Municipal Carmem Eugênia Maccaggi, o projeto hoje envolve todas as escolas da rede. Ele se consolidou como um dos maiores eventos de Roraima voltados à inclusão de pessoas com TEA.
As atividades incluíram oficina de pintura bordada, desenho, contação de histórias, ginástica artística, jiu-jitsu, karatê, zumba, estação sensorial e jogos como xadrez e dama. Além disso, houve brinquedos como piscina de bolinhas e pula-pula.
Semana de Conscientização levou empatia para escolas e famílias
A 3ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo ocorreu entre 31 de março e 4 de abril. Houve ações em escolas, centros especializados e espaços públicos. Com o tema nacional “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, a programação abordou o TEA por meio de palestras, oficinas, workshops e atividades pedagógicas.
O conteúdo foi direcionado a educadores, pais, mães e responsáveis, com foco na inclusão e no combate ao preconceito. A iniciativa foi dividida em três etapas: formação técnica para servidores e familiares, ações no ambiente escolar e atividades lúdicas e esportivas.
Prefeito destaca avanços e reforça compromisso com a educação especial
Durante o evento, o prefeito Arthur Henrique reforçou o compromisso da gestão com a inclusão. Ele lembrou que o município atende hoje cerca de 3 mil alunos na educação especial, sendo mais de 2.200 com diagnóstico de TEA.
“Essa semana foi muito especial. Temos investido na capacitação de profissionais, concursos públicos e construção de novas escolas e creches. A inclusão é um desafio nacional, mas temos avançado todos os anos. Ver a participação ativa dos pais mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.
O prefeito também lembrou que o primeiro RecrearTEAndo que acompanhou foi em 2019, quando assumiu a Secretaria de Educação. “Hoje o evento cresceu, se fortaleceu e se tornou uma referência. Vamos continuar apoiando e ampliando essa semana nos próximos anos”, completou.
Yasmin Lima, 27 anos, mãe do pequeno Leonardo, de 4 anos, em entrevista à Folha destacou a importância do evento como símbolo de inclusão e respeito:
“A Corridinha representa muito para nós. As dificuldades são grandes, desde a escola até outros espaços. Às vezes as pessoas não entendem uma crise ou momento de estresse da criança. Mas o amor é o mesmo. O que muda é a nossa luta diária por mais qualidade de vida para nossos filhos”, disse.