Cultura

‘Música na Estrada’: oficinas e shows a partir de hoje em Boa Vista

Essa é a quinta edição do projeto que passará por seis capitais do Norte do Brasil

Oficinas e shows musicais com Leila Pinheiro, Amazonas Filarmônica e Corpo de Dança do Amazonas. A promessa do festival Música na Estrada promete uma conexão das artes interligando seis estados da Amazônia. A programação em Boa Vista terá início hoje, dia 20, a partir das 8h, com as primeiras oficinas no Centro Universitário Estácio da Amazônia.

Idealizado pela Kommitment Produções Artísticas, o festival “Música na Estrada” é patrocinado pela Estácio por meio da Lei Rouanet. O projeto vai percorrer toda a Região Norte e já passou pelo Acre e pelo Amazonas.

A reitora do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Brena Linhares, ressalta o apoio permanente da instituição a projetos culturais e programações voltadas ao entretenimento. “Temos procurado ultrapassar os muros do nosso campus levando cultura e educação, ações que se interligam e que promovem o crescimento pessoal e profissional dos nossos acadêmicos e egressos”, comentou.

Pelo menos 10 oficinas de música com professores da Amazonas Filarmônica e Amazonas Jazz Band começam nesta terça-feira, 20, das 8h ao meio-dia, em salas de aula da Estácio, no bairro União. No dia 22, quinta-feira, tem show da cantora paraense Leila Pinheiro e Amazonas Jazz Band, às 20h, no Centro Amazônico de Fronteiras – CAF/UFRR. No dia seguinte, às 20h, tem show com Amazonas Filarmônica, também no CAF. No sábado, 24, mesmo horário, tem show com Corpo de Dança do Amazonas, no CAF.

O festival Música na Estrada nasceu em 2011, é inteiramente e gratuito, e prevê que artistas de Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista, Belém e Macapá se apresentem em suas cidades e também em outras ao lado de convidados de outras regiões do País por meio da música e das artes cênicas.

“Através desse intercâmbio, a região pode crescer culturalmente, e, em longo prazo, podemos criar um novo mercado que contemple conteúdos daqui da região e outros, de outras regiões do Brasil e até de outros países. Objetivamos sensibilizar a iniciativa privada, os governos municipais e estaduais a investirem no projeto. A região tem um grande potencial”, declarou o diretor da Kommitment, Fernando Ramos.

No site http://musicanaestrada.art.br/ tem conteúdo dinâmico, expondo as informações de forma rápida e direta sobre o trabalho promovido pelo Festival e sua preparação.