11º Festejo do Peixe acontece até este sábado, 16, na comunidade Vila Nova

O evento conta com diversas competições e celebrações tradicionais de 13 comunidades indígenas, envolvendo moradores, alunos e professores

Evento é uma oportunidade de vivenciar a cultura indígena (Foto: Semuc)
Evento é uma oportunidade de vivenciar a cultura indígena (Foto: Semuc)

Realizado na comunidade indígena Vila Nova, no Baixo São Marcos, o 11º Festejo do Peixe, que acontece do dia 12 ao dia 16 de novembro, celebra a cultura e a tradição indígena. O evento conta com diversas competições e celebrações tradicionais de 13 comunidades indígenas, envolvendo moradores, alunos e professores.

Além da festa e dos jogos, o evento destaca o Projeto Moro-Mori que incentiva a prática da piscicultura e traz melhorias econômicas e nutricionais para os povos locais. Com tanques em 11 comunidades, o projeto Moro-Mori oferece capacitação e assistência técnica às famílias, além de fornecer alevinos, ração e equipamentos como redes, balanças e motores-bomba.

Até o momento, as comunidades Serra da Moça, Darôra, Campo Alegre e Ilha já fizeram despescas, contabilizando mais de 8 toneladas de peixe.

Uma das competições que ocorrem durante o festejo, são os Jogos Escolares do Baixo São Marcos. Com mais de 300 alunos da rede municipal competindo em categorias que vão do infantil ao adulto, nas modalidades masculina e feminina.

Os jogos são um momento de integração e incentivo à prática esportiva. As competições incluem futebol, arco e flecha, cabo de guerra e o concurso da melhor Damurida, trazendo um toque de sabor e tradição aos desafios esportivos.