1ª Festival Gastronômico "Um dia de Portugal em Roraima" terá três dias de duração

O festival que promove um ambiente harmônico entre as culturas, será realizado no Parque Anauá

Primeira edição da feira, somente com integrantes da Associação Forte São Joaquim. (Foto: Arquivo Pessoal)
Primeira edição da feira, somente com integrantes da Associação Forte São Joaquim. (Foto: Arquivo Pessoal)

Durante os dias 30, 31 de agosto e 1 de setembro será realizada a primeira edição do evento que promove a diversidade cultural entre os países Portugal e Brasil, “Um dia de Portugal em Roraima“. O festival é aberto ao público, com realização pela Associação Comunidade Portuguesa Forte São Joaquim, presente em Roraima.

O festival gastronômico busca unir ambas as culturas, trazendo clássicos da culinária portuguesa, que serão preparados por chefs de cozinha brasileiros. Além da presença do chef português José Arthur Cabral com um show de comidas típicas, orientando o público a como preparar comidas portuguesas de forma tradicional.

O evento conta com diversas atrações culturais de Portugal, como música, artesanato, dança, e é claro, a gastronomia. Durante o festival, o público terá acesso a diversos tipos de vinhos portugueses, como vinho do porto, além de outras bebidas típicas, sangria e ginja. Ao todo serão 30 receitas tradicionais que estarão disponíveis no evento, além das fingers foods (pratos pequenos) de estilos variados, como doces e salgados.

Programação

30 de agosto (sexta-feira) à partir das 18h: Abertura do evento com o chef de cozinha José Arthur Cabral, show com artistas locais, Fadista portuguesa, quadrilhas juninas, juntamente com os stands de comidas portuguesas.

31 de agosto (sábado) à partir das 11h: Palestras sobre a diversidade de vinhos e degustação, chegada e história dos portugueses em Roraima, apresentação mini quadrilha, exibição Rancho Folclórico tradicional.

1 de setembro (domingo) à partir das 11h: Apresentação stands de comidas portuguesas para almoço e encerramento do evento.

Associação Comunidade Portuguesa Forte São Joaquim

A associação fundada em 2018, através do incentivo da comunidade portuguesa de Belém, no Pará, deram início a comunidade com 47 portugueses em Roraima. Com objetivo de preservar a cultura e valores do país, para manter os elos de ligação com Portugal.

Serviço

Evento: Festival gastronômico; Um dia de Portugal em Roraima

30, 31 de agosto e 1 de setembro ( Sexta-feira, sábado e domingo)

Local: Parque Anauá

Leia a Folha Impressa de hoje