Cultura

Abertas as inscrições de projeto voltado para escritoras mulheres

Objetivo é disseminar a arte literária escrita no estado, por meio da apresentação de artigos ou livros escritos exclusivamente por mulheres

Estão abertas as inscrições para o projeto de extensão “Mulheres Escritoras”, com objetivo de fomentar produções literárias, livros e artigos escritos por mulheres em Roraima. A iniciativa é do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

O “Mulheres Escritoras” será realizado em ambiente virtual, por meio da plataforma Google Meet, e gravado para o canal oficial do IFRR no YouTube. Serão promovidos quatro encontros (cada um com apresentação de dez obras) com as escritoras selecionadas.

Para participar, as interessadas devem acessar o link, preencher o formulário e registrar um resumo da obra com no máximo 300 palavras até o dia 01 de abril. As vagas para integrar o projeto são abertos à comunidade acadêmica em geral (todas as instituições de ensino) e a toda a sociedade. Ao todo estão sendo ofertadas 40 vagas para apresentação de artigos ou livros escritos exclusivamente por mulheres.

A comissão do projeto deverá analisar as obras inscritas, levando em conta trabalhos que já tenham sido publicados em revistas, livros e sites; materiais que não fomentem discussão de ódio, racismo ou preconceitos; a autenticidade e autoria das obras (se foram escritas exclusivamente por mulheres).

Segundo a coordenadora do projeto, professora Joelma Fernandes de Oliveira, o objetivo principal da iniciativa é proporcionar espaços de diálogo para que mulheres apresentem obras produzidas pelo público feminino.

“Queremos, além de dar visibilidade às produções escritas, livros e artigos, por mulheres, oportunizar espaços de interlocução para que mulheres apresentem e conheçam obras produzidas pelo público feminino, promover reflexão sobre a participação da mulher na cultura de textos escritos e fomentar a escrita e a leitura de textos em diferentes gêneros e com diferentes temáticas”, disse Joelma.

Ela informou ainda que essa atividade é uma das etapas de um projeto e pesquisa-ação que vem sendo desenvolvido desde setembro de 2020, o “Gênero e Educação: Caminhos para Equidade”, fomentado por meio do Pipad (Programa de Pesquisa Aplicada à docência) no CAM (Campus Amajari) do IFRR.

Após a análise dos resumos das obras, os encontros estão programados para se iniciarem já no dia 9 de abril, seguindo até o fim do mês. A abertura oficial do projeto contará com a palestra “A participação da mulher na literatura – Avanços e desafios”.