O estímulo à aprendizagem de crianças tem sido o desafio cotidiano dos acadêmicos de Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Amazônia, que há um ano e meio vêm planejando e produzindo material didático áudio visual para ser usado em sala de aula por crianças atendidas pela Brinquedoteca da instituição. Os DVDs abordam temas diversos como preconceito racial, alimentação saudável e meio ambiente, e de maneira lúdica e divertida, conseguem tornar o aprendizado mais fácil.
A professora Francisca Araújo Pereira, que orienta a disciplina de Conteúdo, Metodologia e Prática do Ensino de Artes, explica que os alunos são divididos em grupos e planejam as atividades com temas de escolhas que atendam aos temas transversais e as linguagens da arte previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e confeccionam os materiais. Depois disso, realizam atividades na brinquedoteca, filmam e editam a “aula” para transformar em DVD. Esse material, conforme ela, fica à disposição dos acadêmicos de todos os semestres e para uso naquele ambiente pedagógico. “É uma atividade muito rica. Os grupos trabalham numa perspectiva interdisciplinar com as quatro linguagens das artes: dança, música, teatro e artes visuais, e envolve os temas transversais previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, além de favorecer a reflexão teórica a partir de práticas pedagógicas, ainda oportuniza aos acadêmicos o trabalho com a tecnologia de informação e comunicação na formação do pedagogo”, comentou.
Francisca se formou em Pedagogia pela Estácio, recebeu bolsa para especialização, e dois anos depois de formada passou a trabalhar na coordenação da instituição, atuando no Laboratório de Práticas e Extensão.
“Procuramos fazer um trabalho que contemple tanto as disciplinas de Artes, conhecimento de planejamento, avaliação, didática e outras disciplinas que se articulam com a atividade proposta, ou seja, aquelas que o aluno já cursou até o terceiro semestre. A proposta do DVD tem relação interdisciplinar horizontalmente com as disciplinas Conteúdo, Metodologia e Prática do Ensino nas Creches e Educação Infantil, e Conteúdo e Prática de Alfabetização e Letramento. Tem, ainda, relação interdisciplinar vertical com as disciplinas de Didática, Psicologia da Educação e Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem”, explicou.
Ela ressaltou que a brinquedoteca é um núcleo de apoio pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Amazônia, onde “a criança é livre para brincar e aprender, e os profissionais em formação para pensar, discutir, analisar e investigar o valor do brinquedo no desenvolvimento da criança”. “O espaço físico é organizado de modo que a criança possa brincar livremente, escolher brinquedos, convidar companheiros e partilhar, pois o ambiente deve favorecer a descoberta e a aprendizagem. A brinquedoteca também pode servir de campo para produção acadêmica e para os estágios supervisionados, em geral, também dispõe de alunos monitores do Curso de Pedagogia”, comentou.
No local são atendidas crianças com idade entre 4 e 10 anos, que no horário oposto estudam na Escola Municipal Criança Feliz, filhos de acadêmicos e funcionários da instituição e crianças da comunidade devidamente matriculadas. Lá, essas crianças têm direito a um atendimento semanal de duas horas de atividades, como jogos dirigidos, contação de histórias, leitura livre, apreciação de histórias em áudio e audiovisual, dramatização de histórias, apreciação e produção de peças teatrais dramatizadas com as próprias crianças ou com fantoches, dedoches, sombras, entre outras.