Cultura

Ação com serviços gratuitos será oferecida no Buritis

O dia 29 de janeiro é lembrado em todo o país como o dia da Visibilidade Trans

Para lembrar o dia da Visibilidade Trans, a Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado de Roraima (ATERR) oferece uma série de serviços gratuitos hoje, sexta-feira (29), no bairro Buritis, a partir das 8 horas até ao meio dia. A ação será realizada no Cruzamento da Rua José Queiroz com a Avenida Manoel Felipe, nº 379.

Serão oferecidos corte de cabelo gratuito, emissão de carteira de trabalho e cartão do SUS; Aplicação de flúor para crianças (faixa etária entre 10 a 14 anos), Testes de HIV, Sífilis, Hepatites virais e glicemia, Aferição de pressão arterial; Oficina de Artesanato, além de palestras e inscrição em cursos profissionalizantes.

Na ocasião, também haverá a exposição do ensaio fotográfico ‘Retratos do Mundo Trans em Roraima’, que mostra mulheres trans que se destacaram no combate à homofobia e na defesa do respeito à diversidade. De acordo com a presidente da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado de Roraima, Rebecka Marinho, a ação tem como objetivo sensibilizar o público para as questões relativas aos direitos da população LGBT em geral e trans, além de criar espaços de reconhecimento e luta contra o preconceito.

Segundo ela, a violência letal contra homossexuais – e mais especialmente contra travestis e transgêneros – é uma das faces mais trágicas da discriminação por orientação sexual ou homofobia no Brasil.

“Queremos mostrar à população que o mundo das pessoas trans não está diretamente ligado à violência e à prostituição. Por meio do dia da visibilidade trans podemos afastar esse estigma que nós carregamos, oferecendo oportunidade de trabalho e combatendo o preconceito” comentou.

O evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMSA e com o Governo do Estado, através da Coordenação Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres.

Como surgiu o dia da visibilidade Trans?

Em 29 de janeiro de 2004, ativistas trans participaram pela primeira vez no Congresso Nacional, do lançamento da primeira campanha contra a transfobia no país, o que representa um Marco Histórico.

A campanha “Travesti e Respeito” do Departamento Nacional DST/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, foi a primeira campanha nacional idealizada e pensada por ativistas Trans visando a promoção do respeito e da cidadania. O Dia da Visibilidade Trans tem o objetivo de ressaltar a importância da diversidade e respeito para o Movimento Trans, representado por travestis, transexuais e transgêneros.

Serviço
Ação Social
Dia da Visibilidade Trans
Data: 29 de janeiro
Local: Rua José Queiroz com av. Manoel Felipe, nº 379
Hora: 08h00 às 12h00
Aberto ao público