O desenvolvimento de atividades para que as crianças se conscientizem sobre a importância de colocar o lixo em local adequado, reciclagem, evitar o uso de drogas e outras substâncias químicas, além de dicas sobre relações interpessoais, são repassadas a crianças de escolas públicas e privadas em forma de brincadeiras, bate-papos e dinâmicas pedagógicas. A iniciativa faz parte da disciplina de Estágio Supervisionado ministrada no curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Amazônia.
Batizada como “Projeto de Intervenção”, a ação apresenta variados temas e objetivos conforme a necessidade da escola atendida.
No início deste mês, por exemplo, o grupo atendeu à escola municipal Carlos Raimundo Rodrigues, no bairro Tancredo Neves, e trabalhou a temática Relações Interpessoais em parceria com o Núcleo de Apoio ao Estudante da Estácio e participação da psicóloga Joselita Peixoto. Antes disso, já passaram pela escola municipal Martinha Thury Vieira, localizada no bairro Cauamé e, em parceria com a Polícia Militar, falaram sobre como evitar as drogas. Também estiveram na escola particular Claretiano, no bairro São Francisco, para desenvolver atividades com as crianças para que elas se conscientizem sobre a importância de colocar o lixo no lixo e entender o processo de reciclagem. E ainda na escola municipal Pequeno Príncipe, no bairro Professora Araceli Souto Maior, falando sobre a relação entre a família e a escola.
Nesta segunda-feira, dia 6, a partir das 18 horas, acadêmicos e professoras da Estácio estarão na escola municipal Santa Teresa tratando de Indisciplina por meio de uma mesa redonda sobre o tema com a presença da mestre em Educação professora Ana Célia Paz.
A professora Rosilda Garcia da Silva, que orienta o projeto, explicou que a ação é elaborada no sentido de contribuir com as ações a serem desenvolvidas nas escolas e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade de os alunos cumprirem a carga horária de estágio.
Ela explica que neste processo de estágio o acadêmico precisa ter um olhar investigativo, buscar compreender as reais necessidades da escola e, assim, desenvolver um projeto que venha contribuir com a instituição de ensino. Ela aponta que o processo direcionado a alunos do 7º semestre do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia tem como objetivos conhecer os espaços de atuação do gestor na escola, possibilitando a ampliação do olhar desse futuro profissional nesse campo de ação; além de compreender a atuação do pedagogo na função gestor, de forma que o docente possa desenvolver uma capacidade crítica da análise a ser observada.