Cultura

AJURI Cultural lança livro sobre a história e a música de Zeca Preto

O lançamento será no dia 24 deste mês, às 19h, no Espaço Cultural de Arte União Operária. Entrada Franca

O Primeiro artista contemplado pelo projeto Songbook do Ajuri Cultural é o cantor e compositor Zeca Preto, que há mais de 30 anos canta as belezas da região amazônica. O Livro apresenta em texto e partituras de 41 músicas cantadas por ele e também com outros artistas, além de alguns depoimentos.
O cantor tem 14 discos gravados e uma história com a região amazônica de poesia e música. Um dos traços do seu trabalho é resgatar, em suas canções, termos indígenas e ritmos que mesclam as influências musicais do norte País.
“Abrir essa série de publicações do formato songbook que a UFRR, através da Fundação AJURI, está viabilizando é um prazer inimaginável. Poder mostrar ao mundo a música feita em Roraima, música dessa região fantástica que é a Amazônia, deixa-me envaidecido e muito prosa, é muita alegria, muita satisfação poder fazer parte deste tão importante projeto” explicou o Zeca Preto.
Zeca Preto nasceu em Belém e mora em Roraima desde 1975. Junto com Eliakin Rufino e Neuber Uchoa foram precursores do Movimento Cultural Roraimeira, que tem seguidores até hoje. A música ‘Roraimeira’, conhecida como hino informal de Roraima é de sua autoria.
Este primeiro livro foi organizado pela professora da Universidade Federal de Roraima Maria Irone de Andrade. Formada em Letras, com Mestrado em Educação, é casada com o músico George Farias.
“Eu e George pensávamos em divulgar a música que estava sendo produzida aqui, e o como seria bom ver um aluno de música pegar um livro, ler a partitura e tocar nossa música, reconhecendo o que está sendo feito no nosso Estado! Um dia, fomos à casa do Zeca Preto e fiz a proposta de fazermos um songbook com as músicas dele. Pensava no Zeca Preto pelo fato de ser um compositor popular, com muitas obras que precisam ser divulgadas e é um ícone na cultura musical roraimense” relatou.
Ajuri Cultural
Este ano a Fundação Ajuri completou 12 anos de existência, consolidou sua atuação apoiando o desenvolvimento da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e em julho desse ano lançou o SELO AJURI CULTURAL com a finalidade de promover ações culturais no Estado. A ideia surgiu para criar novos espaços de entretenimento e, especialmente, valorizar os artistas de Roraima.
Em setembro, realizou, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), o espetáculo de stand up comedy “Comédia em Pé”, com grande sucesso de público. Com o recurso arrecadado no Teatro CAF, a AJURI iniciou um importante projeto de valorização e reconhecimento da música da região com o projeto Songbooks”, que tem como objetivo valorizar a história, músicas e compositores que cantam as belezas do Estado.
Serviço Lançamento do Songbook Data: Sexta-feira (24 de Outubro) Local: Espaço União Operária Hora: 19 horas Entrada Franca