Cultura

Alunos de música apresentam Oratório de Natal

O primeiro concerto será realizado na quinta-feira (11) às 20 horas, no Centro Amazônico de Fronteira (CAF), no campus Paricarana

Os alunos do curso de música da Universidade Federal de Roraima preparam duas grandes apresentações para o período de Natal. O Oratório de Natal é uma obra de Camille Saint Sains compilado para ser apresentado na igreja durante a época do Natal. O musical propõe os três grandes momentos da história da salvação: a promessa da salvação, a chegada do Messias e a revelação do Natal.
O primeiro concerto será realizado na quinta-feira (11) às 20 horas, no Centro Amazônico de Fronteira (CAF), no campus Paricarana. O segundo será no sábado (13), a convite, a obra será reapresentada às 19 horas na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, na Rua Coronel Mota, Centro. Ambos os concertos serão gratuitos.
De acordo com o professor Gustavo Benetti, diretor musical do concerto, esta apresentação é o resultado das atividades desenvolvidas durante o segundo semestre de 2014, nas disciplinas de Canto, Regência e Canto Coral. “Portanto, não se trata de um concerto de profissionais, mas do resultado do trabalho acadêmico de apenas um semestre letivo”, explicou.
Segundo ele, a obra será executada pelos alunos do 1º e do 3º semestre do Curso de Música, os quais compõem o coro e orquestra, o corpo de solistas e regentes e pelos convidados do Instituto Boa Vista de Música que auxiliam na composição da orquestra, e pelos professores Rafael Friesen ao piano e Jefferson Mendes ao violoncelo.
Jefferson Mendes é coordenador do curso de música e explica que as apresentações têm como objetivo de proporcionar aos alunos, a experiência de interpretar uma obra musical completa, integrada por coro, solistas e orquestra. “Queremos proporcionar à população de Boa Vista acesso gratuito a um gênero musical não contemplado no âmbito midiático local; estimular a prática da educação musical voltada para a área de canto, canto coral e regência; e, promover a integração da melodia musical com a expressão corporal”, relatou.
Para ele, a experiência de palco é única e é essencial no aprendizado de música. “Não importa quantas vezes você subir ao palco sempre terá algo novo, uma plateia, um espaço desconhecido ou mesmo músicos diferentes a sua volta. Para os estudantes, estar em contato com o palco é necessário para estimular a prática desenvolvida nas disciplinas, quanto maior o número de apresentações mais confiante e experiente o aluno fica para executar as obras perante o ouvinte”, comentou.
Serviço Oratório de Natal Data: 11 de dezembro Local: Teatro Caf/UFFRR Hora: 20 horas Entrada Franca