Duas equipes da Escola do Serviço Social da Indústria em Roraima (Sesi-RR) foram selecionadas para participar da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece de 24 a 26 de outubro, no Rio Grande do Sul.
O time ‘Lego Slayers’ foi classificado como “Melhor Equipe” no nível 1 e o grupo ‘Team Girls’ levou o prêmio de “Melhor Equipe” no nível 2, durante a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Com isso, as equipes vão participar da etapa nacional representando tanto a escola, quanto o estado de Roraima.
Além das equipes classificadas nos primeiros lugares, a Escola do Sesi também ganhou o prêmio de Melhor Escola privada em Robótica, e outras duas equipes se classificaram em segundo lugar, a equipe Macunaima no nível 1 e a equipe Team MM, no nível 2.
A diretora da escola, Gardênia Cavalcante, destaca o sentimento e o significado de ter uma equipe que irá representar Roraima em uma das mais importantes competições nacionais de robótica. “O nosso sentimento é de gratidão e muito orgulho dos nossos alunos que se preparam para fazer o seu melhor”, afirma.
Gardênia explica ainda que embora se espere a premiação máxima para as equipes roraimenses, a expectativa principal é que os alunos consigam trazer uma bagagem rica em conhecimento para aprimorar, ainda mais, os conceitos e aprendizagens sobre o mundo da robótica.
“Além do reconhecimento sobre o nosso trabalho que vem sendo um grande diferencial na vida desses jovens e de duas famílias. E esse trabalho, sem dúvida, tem sido extraordinário, pois já conquistamos algumas premiações em outras competições e, agora, partimos para mais um desafio, a etapa nacional da OBR 2019”, ressaltou.
O professor e técnico das equipes de robótica do SESI, Dennis Padilha, falou sobre a performance das equipes e a importância do apoio da escola. “O desempenho das equipes não poderia ser melhor, pois alcançamos os resultados esperados. Fruto de muito trabalho, empenho e dedicação”, disse.
Padilha acrescentou ainda que a participação dos alunos e desenvolvimento dos trabalhos aconteceu graças o apoio da direção. “Esse resultado também foi possível pelo total apoio que recebemos da Gardênia [Diretora da Escola], que incentiva, apoia, acompanha e, é a que mais torce para que a Robótica do Sesi se destaque, tanto a nível regional, como nacional e internacional, que é o nosso objetivo principal. A tristeza maior é, que infelizmente, só vai para o nacional os primeiros colocados”, informou.
O professor finalizou compartilhando o que espera da etapa nacional da OBR. “As expectativas para o nacional são as melhores, claro que seria maravilhoso o título, mas vamos com cautela, almejamos ficar entre os 5 melhores do Brasil, pois lá estarão competindo as 50 melhores”.
EVENTO – Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
Fots: Sesi-RR