Cultura

Alunos exibem documentários produzidos em sala de aula

Alunos e professores da Escola Estadual Antônio Carlos Natalino criaram o projeto ‘Documentário’ com filmes que abordam a luta contra o preconceito

As questões sociais como a luta contra o preconceito ganharam força nas últimas décadas, e é papel das escolas levar esses temas relevantes para a sala de aula.  Com essa idéia, alunos e professores da Escola Estadual Antônio Carlos Natalino criaram o projeto ‘Documentário’, onde os estudantes do terceiro ano criaram, roteirizaram e produziram três documentários utilizando máquinas de fotografar e celular, e serão exibidos nessa quinta-feira (30) na quadra da escola, que está localizada no bairro Jóquei Clube.

De acordo com a professora Maria Cristina Mello, o projeto tem como proposta oferecer aos estudantes as bases teóricas e práticas que contribuem para a formação de cidadãos conscientes em relação ao preconceito contra a discriminação, preconceito e segregação contra os idosos, negros, crianças e adolescentes, mulheres, homossexuais e portadores de necessidades especiais. A atividade faz parte da disciplina de sociologia.

“Com esses trabalhos os alunos poderão refletir sobre cada conceito e discutir criticamente a formação histórica, social, econômica e política da sociedade em que vivem. Os alunos de hoje são formadores de opiniões e só assim deverão questionar continuamente os seus próprios valores e condutas diante das diferenças culturais e sociais”, explicou a professora.

Segundo ela, o material didático do audiovisual possui conteúdo multidisciplinar para ser trabalhado, por meio do audiovisual, os alunos aprendem a trabalhar em equipe e a incentivar novas habilidades. Eles tinham aulas de roteiro, fotografia, produção.

Para ela, uma das coisas mais importantes que eles aprendem é trabalhar em equipe e respeitar as diferenças. Trabalhar com o audiovisual ensina a trabalhar em grupo e as escolas muitas vezes se esquecem da importância dessa prática. A forma de ensino atual é muito individualizada.

“Esses documentários incentivam com que nossos alunos revejam os seus próprios valores e que não reproduzam preconceitos passados, e que se comprometam com ações conscientes com os fundamentos de uma sociedade democrática, assegurando o que a Constituição Brasileira prevê”, comentou.

A professora explica que os filmes abordam os direitos à liberdade, à segurança, ao bem estar, ao desenvolvimento, à igualdade e à justiça como valores supremos de uma sociedade sem preconceitos.

“Os alunos pesquisaram, entrevistaram idosos, professores, portadores de necessidades especiais, técnicos que lidam com a segurança de crianças e do adolescente, advogadas na área de violência contra a mulher. Fizeram músicas, poesias e produziram um ótimo material”, ressaltou.
Após a exibição dos alunos, a proposta é publicar os vídeos no YouTube, para que possam ser visualizados por toda a comunidade.

Serviço
Exibição de Documentários
Data: 30 de junho
Local: Escola Estadual Antônio Carlos Natalino
Hora: A partir das 8 horas
Informações: 99167-1729