Cultura

Amazônia das Artes apresenta espetáculo

O evento será no Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana), às 20h, nesta terça-feira (3)

A 9° edição da Mostra Sesc Amazônia das Artes começa nesta terça-feira, 3 de maio, com a solenidade de abertura e espetáculo teatral “Malcriadas”, da Cia. Em Cena Ação (Amapá).

Para esta edição, o Sesc está convocando toda comunidade a participar da Campanha Sesc “Um brinquedo, um sorriso”, projeto que atende a comunidades indígenas com a doação de brinquedos novos no Natal. A campanha estará com um ponto de arrecadação durante a programação do Amazônia das Artes.

Na primeira noite da temporada de circulação e intercâmbio de produtos culturais, o regional do Sesc em Roraima receberá o espetáculo “Malcriadas”.

Seu enredo é desenvolvido em dois planos: social e psicológico. O jogo é iniciado e terminado pela relação patrão/empregado. As empregadas vivem tramando contra sua patroa num plano perigoso e arriscando num desafio tênue, a relação opressor/oprimido.

Cia. Em Cena Ação

É uma companhia de olho na questão formativa, valoriza os estudos teóricos e metodológicos do teatro universal. Ao longo dos seus seis anos de atuação no segmento, produziu grandes espetáculos que geraram discussões em torno do teatro como um todo.

Amazônia das Artes 2016 

Desde a primeira edição, a intenção é promover a circulação dos trabalhos com potência criativa, inquietações e provocações de artistas de 10 estados brasileiros, que geograficamente e politicamente estão identificados como Amazônia Legal: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Tocantins e Piauí (estado convidado).

Em Roraima

O intercâmbio cultural traz para Roraima de 3 a 27 de maio, espetáculos de música, artes cênicas, dança, cinema e artes plásticas. Toda a programação será realizada no Espaço Cultural Amazonas Brasil, localizado no Sesc Mecejana.

Conexões

Na edição anterior, o projeto apresentou a modalidade “Conexões”, novidade que rendeu excelentes resultados. Os artistas foram divididos na programação, com o intervalo de um dia a mais para que se encontrassem com artistas de outro estado e assim estabelecer conexões artísticas, troca de experiências e técnicas. Em sua nona edição, este espaço se potencializa e se solidifica com a novidade: incluir todas as linguagens, inclusive literatura e cinema.

Confira a programação para os próximos dias:

Dia 3 – “Malcriadas” (teatro)
Artista: Cia Em Cena Ação (Amapá)
Local: Teatro Jaber Xaud – às 20h
Classificação: 16 anos
Entrada: 1(um) brinquedo novo

Dia 4 – “Sotaque” (dança)
Artista: Janaína Lobo (Piauí)
Local: Teatro Jaber Xaud – às 20h
Classificação: Livre
Entrada: 1(um) brinquedo novo

Dia 5 – “As Mulheres do Aluá” (teatro)
Artista: Cia O Imaginário (Rondônia)
Local: Teatro Jaber Xaud – às 20h
Classificação: 16 anos
Entrada: 1(um) brinquedo novo

Com informações da Ascom/Sesc-RR