Cultura

Após vencer campeonato nacional, quadrilha tem temporada de apresentações

A quadrilha Junina é Bi-campeã do campeonato nacional de quadrilhas juninas, realizado em Brasília

Após representar Roraima e vencer o campeonato nacional de quadrilhas juninas nesse domingo (09), a Eita Junino se prepara para a última temporada de apresentações desse ano. De acordo com a presidente da quadrilha, o objetivo agora é se apresentar nos arraiais em Boa Vista antes de começar a pesquisar o tema do próximo ano.

“A diretoria da Eita Junino não tira férias, a produção é em ritmo constante. Temos uma agenda de apresentações para o mês de agosto a ser cumprida. O tema de 2015 deverá ser escolhido em janeiro”, explicou a presidente da Eita Junino, Lysarb Bianca.

A próxima apresentação está marcada para sexta-feira (14), no Arraial do Thiangua e Universidade Estadual de Roraima. O grupo é o único roraimense a vencer pela segunda vez o concurso nacional. O prêmio de melhor quadrilha do Brasil veio pela primeira vez em 2009.

Essa foi a terceira edição do concurso realizado pela Confederação Nacional de quadrilhas Juninas. Cerca de 20 grupos das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste participaram do festival.

Além de melhor quadrilha, o grupo venceu na categoria de melhor animador e melhor casal de noivos, seguido pela Quadrilha Pau melado, de Brasília; e Unidos do Asa Branca, de Sergipe.

A Eita Junino é uma das quadrilhas mais tradicionais do Estado, fundada há 17 anos. Neste ano, a quadrilha fez, no tablado, uma homenagem ao rei do cangaço, com o tema “O cangaço dos meus sonhos”. “Foi muito gratificante e emocionante defender a bandeira do nosso estado no concurso nacional, um título tão disputado por todos.

É um orgulho! O que mostra que o movimento junino aqui em Roraima é muito forte”, finalizou o animador Sandro Baré.