Cultura

Arteatro apresenta o espetáculo ‘Última Estação’ com entrada franca

O espetáculo coincide com o dia 27 de março, data em que se comemora o Dia do Teatro

A ‘Última Estação’ leva aos expectadores um texto dramático que retrata o pensamento de três personagens enquanto aguardam ansiosamente por um trem. Temas como família, sexualidade, vícios, desejos e ânsias são explorados na peça. O texto é escrito pelo conceituado autor paraibano Álvaro Fernandes, um representante da nova geração de autores e diretores teatrais.

A adaptação é dirigida por Márcio Sergino, que faz uma releitura e apresenta os personagens Tairon, Renan e Lanif, três homens que durante a espera na estação ferroviária trazem à tona lembranças, sonhos e frustrações que tiveram até aquele determinado ponto de suas vidas.

“Esse texto especificamente ganhou vários prêmios e foi apresentado em vários países da Europa. Embora tenha aspectos bastante emblemáticos, o texto é de uma persuasão impressionante. Já li alguns textos do mesmo autor e pude ver a capacidade que ele tem de envolver o público. Quem consegue mergulhar, acaba sendo conquistado pelas temáticas que ele aborda e pela forma que ele escreve”, ressalta o diretor do espetáculo, Márcio Sergino. 

A peça, que faz parte do repertório do grupo desde 2002, foi apresentada na Mostra Cariri de Artes, no Ceará, em 2004 e 2005, e também no Festival de Teatro do Amazonas, em 2004, no qual recebeu quatro indicações de prêmios.  Desta vez, o grupo retoma trazendo uma releitura sobre o espetáculo. A atriz Silmara Costa interpreta Renan. Segundo ela, o personagem possui uma personalidade sarcástica e impaciente. “Ele lida com vários problemas internos que durante o espetáculo o público irá perceber. A ideia é tentar entender quais são os reais motivos que fazem com que Renan tenha uma personalidade tão difícil de lidar”, explicou.

O espetáculo é uma realização da Cia Arteatro e DecSchin Distribuidora, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura e Governo de Roraima, e também foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2011. E conta com o apoio da Universidade Federal de Roraima. 

O espetáculo será realizado nos dias 27, 28 e 29 de março no Espaço de Cultura e Arte União Operária, às 20 horas, com entrada franca. A classificação é para faixa etária de 12 anos. 

Serviço
Espetáculo ‘Última Estação’
Data: 27, 28 e 29 de março
Local: Espaço União Operária
Hora: 20horas
Entrada Franca
Classificação: 12 anos