Cultura

Artesã cria peças exclusivas para driblar a crise

A artesã utiliza tecido, cordões, barbante e vai criando os estilosos mimos para crianças. A renda extra ajuda a enfrentar a crise

Para driblar a crise, a secretária Íris Tavares se dedica ao artesanato para tirar uma renda extra e custear as despesas diárias. Ela começou um negócio informal usando as redes sociais para divulgar as suas peças, as quais chama carinhosamente de ‘mimos’. Utilizando barbantes, cola de silicone, pedaços de mdf, arames de ferro, ímãs e peças de decoração, ela cria enfeites para quarto de bebê, chaveiros, porta-retratos, entre outros produtos criativos.

Segundo ela, a criação garante uma clientela fiel, pessoas que gostam de peças diferenciadas e valoriza objetos produzidos artesanalmente. As peças custam, em média, entre R$ 5,00 e R$ 30,00. A dica para quem quer se aventurar por esse negócio é pensar no lado financeiro do trabalho também, afinal, para que o artesanato possa ser uma fonte de renda, é preciso reinvestir, ter lucro e perspectiva de crescimento, e isto é feito através da precificação correta dos produtos.

“Tiro um pequeno lucro das peças, que ajudam bastante na hora de pagar as contas, de fazer supermercado. Minha renda é muito boa. Já tinha feito um curso enquanto morava no Rio de Janeiro, mas pude aplicá-lo agora. A venda começou entre os amigos, e aí o facebook me ajudou com a divulgação gratuita”, contou.

Além do retorno financeiro, Íris conta que construir cada peça é uma terapia. “Eu gosto de usar a criatividade para trabalhar, fico calma, busco a perfeição em cada peça, isso de certa forma me deixa em paz comigo mesma, saber que algumas dessas peças já foram encomendadas por pessoas de outro estado e até de outros países”, contou.

A facilidade que as peças artesanais oferecem é a personalização. O trabalho dedicado e feito a pedido permite que o cliente escolha o tema, cores e detalhes das peças com as quais quer decorar. As peças mais vendidas são os enfeites com nomes de bebê.

“As pessoas usam para presentear como um presente único, especial. O amor de pais e filhos é uma grande inspiração na hora de criar. São as encomendas românticas que servem como presente para os casais. Isso sem considerar que cada cliente tem seu próprio estilo, podendo mesclar diferentes tendências ou até mesmo criar um conceito inovador”, contou.

Para a artesã, o segredo para destacar-se em um mercado tão competitivo como o de artesanatos é ter atenção aos detalhes. “Muitas bijuterias são parecidas, mas o que faz a diferença é a forma como ela é oferecida.

Às vezes faço ao gosto do cliente. Para dar um detalhe a mais, pesquiso novas peças, na internet, que podem deixar o artesanato mais bonito. A encomenda chega em dez dias”, conta.

Você encontra esses e outros objetos diferenciados para decorar sua casa pelo telefone 98118 38 27 ou pela página no facebook e instagram: Iris Artesemimos.