Cultura

Artista cria movimentos para falar sobre o sotaque

Mostra, apresentada pela primeira vez em Boa Vista, faz parte da programação Amazônia das Artes

Para criar o espetáculo ‘Sotaque?’, a bailarina Janaina uniu conhecimentos de sua experiência como arquiteta para inserir o corpo em determinadas situações.

Segundo ela, o corpo também possui o sotaque, e por meio do movimento podemos expressar a cultura e tradições de um lugar. “O espetáculo é uma referência ao movimento da particularidade própria de cada lugar, daí, inclusive, o nome “Sotaque?” explicou Janaina.

Para a dançarina, é possível por meio da coreografia passar a ideia de que o movimento das pessoas carrega a sua origem. “A proposta é traduzir em passos de dança como as pessoas conseguem manter a sua identidade e as singularidades do lugar onde vivem” contou.

A bailarina está pela segunda vez em Roraima, dessa vez, se apresenta no palco na companhia de uma banda ao vivo e da equipe de iluminação. “Eu não digo que é uma apresentação solo, pois tenho a companhia dessas pessoas que fazem um papel importantíssimo na obra” relatou.

Artista

Janaína Lobo é artista da dança. Atua como coreógrafa, intérprete, pesquisadora, professora, além de colaborar com outros artistas e projetos. Ela vem pesquisando a dança como posicionamento estético/político, afetada e conectada aos lugares e às pessoas. Arquiteta e urbanista por formação, artista da dança desde sempre, segundo ela.

Hoje, Janaína atua de maneira independente e faz parte da equipe de criação e diretoria do JUNTA – Festival Internacional de Dança, em sua segunda edição em 2016 com a realização do Sesc.