Cultura

Artista indígena é indicado ao Prêmio Pipa de Arte Contemporânea

O índio macuxi Jaider Esbell ganhou destaque na cultura nacional com seus trabalhos em acrílico sobre tela

Pela primeira vez o Prêmio Investidor Profissional de Arte, conhecido popularmente como Prêmio Pipa, tem um artista roraimense indicado pelo comitê de organização.

Jaider Esbell está na lista dos 71 artistas que concorrem ao prêmio em três categorias. A proposta é divulgar a arte, artistas no Brasil e a cidade do Rio de Janeiro, estimulando a produção nacional de arte contemporânea.

Os participantes terão páginas bilíngues nos catálogos do PIPA, que serão distribuídos gratuitamente. Todos os participantes terão ainda a oportunidade de gravar uma entrevista produzida pela Matrioska Filmes, empresa contratada pelo Prêmio. O objetivo dessas entrevistas é conhecer melhor os artistas, suas carreiras e processos, além de criar um arquivo para pesquisa em arte contemporânea brasileira.

Segundo o artista Jaider Esbell, fazer parte fazer parte da lista dos indicados é importante em vários aspectos, sobretudo por ocupar espaços garantidos pela luta dos povos indígenas. “Participar do evento também é importante, pois, de certo modo, é a identidade do povo de Roraima que está sendo divulgada, e no campo da arte, é ocupar um lugar de destaque na cena, estando ao nível dos grandes temas nacionais e internacionais.

Um dos objetivos ainda é expandir e fortalecer o trabalho de comunicação em rede que a arte pode proporcionar”, frisou.

Para ele, receber uma indicação para o prêmio de maior relevância da arte brasileira é fazer parte dos melhores artistas do País. “Saber que em tão pouco tempo… São apenas cinco anos desde que comecei a me entender como um artista. Tem toda uma representatividade. É defender o seu nome com o trabalho que você realiza. Estou muito confiante, nossas ações e trabalho coletivo tem dado resultado”, comentou.

O artista nasceu na região da comunidade Santa Cruz, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Normandia, deixou a maloca a caminho de Boa Vista para dar continuidade aos estudos e foi aí que resolveu aprimorar o dom artístico e literário. Jaider, assim como os outros artistas, está concorrendo à Principal categoria do Prêmio, da qual participam apenas os quatro finalistas escolhidos pelo conselho. O vencedor é definido pelo Júri de Premiação.

Outra categoria em que todos os artistas indicados na edição vigente podem participar é o Pipa Online. A votação acontece no site do Prêmio e o vencedor é o artista mais votado pelo público. O primeiro colocado é denominado vencedor do PIPA Online e recebe R$ 10.000. O segundo colocado na votação online recebe R$ 5.000. Para obter mais informações, é só acessar o site http://www.premiopipa.com/.