Cultura

Artista se inspira na preservação ambiental para criar

Isaias Miliano realiza, na Casa do Neuber, uma exposição com cerca de vinte peças entre pinturas, esculturas e entalhos em madeira

O roraimense Isaias Miliano deixou, ainda jovem, a comunidade em que nasceu, no município do Uiramutã, para morar em Boa Vista. Nessa mudança, ele adotou a arte como sua principal profissão. Segundo ele, as artes plásticas dão ênfase à sua verdadeira paixão: unir a arte com a importância de preservar a cultura indígena e o ambiente em que vivem.

Ele utiliza matéria prima de refugos de marcenarias e serralherias e reaproveita-os para a criação de obras com temas de grafismos indígenas e rupestres da região.

Isaias já morou em outros estados, onde teve a oportunidade de expor suas obras, pois, segundo ele, desde pequeno tinha muita afinidade com as tintas e madeiras. Na época, ele buscava inspiração nas belezas naturais de sua localidade e, logo aos dez anos, já conquistava prêmios escolares com sua arte.

“Minha principal linha artística é criar utilizando material que seria jogado no lixo, resto de madeira, metal, peças que são entalhadas, coladas, pintadas e me dão liberdade para criar” contou.

Uma grande preocupação do artista é utilizar materiais reciclados e repaginar peças antigas. Para ele, o artista deve usar suas obras para passar uma mensagem à sociedade. Ainda segundo o Miliano, é dever do público se importar com o lixo que cada um produz.

“Como todo ser humano consciente, eu me preocupo com a situação ambiental. Unindo isso à minha visão artística, consigo transformar, dar novas funcionalidades, sem contar que eu adoro fazer essas peças desde criança”, relatou.  

As peças compõem um cenário de alto nível, demonstrando que o artesanato pode ser visto como uma economia solidária, pois muitos artesãos veem na arte uma fonte de renda para a família.

Exposição

Para conhecer o trabalho de Isaias, o artista realizará uma exposição com cerca de vinte peças compostas por pinturas, esculturas e entalhos em madeira. A mostra inicia a partir dessa quinta-feira na Casa do Neuber, localizada na avenida Ville Roy, São Vicente.

Em paralelo com a exposição, a Casa oferece “A Quinta da Canja”, onde os artistas podem fazer apresentações, recitar poemas e apresentar cenas curtas no microfone da casa, que estará aberto.

Um dos objetivos do evento é valorizar o artesanato e a cultura local, além de incentivar suas manifestações.

Serviço
Exposição Isaias Miliano
Data: A partir do dia 29 de setembro
Local: Casa do Neuber
Endereço: Av. Ville Roy, São Vicente