A articulação dos segmentos artístico-culturais de Roraima junto à Assembleia Legislativa resultou no investimento de 1 milhão de reais no planejamento orçamentário da Secult para o próximo ano.
Os deputados Lenir Rodrigues e Evangelista Siqueira encamparam a iniciativa dos artistas e produtores culturais.
De acordo com o agente cultural Thiago Bríglia, o remanejamento de recursos aprovados por unanimidade na casa legislativa foi possível após os artistas e produtores culturais procurarem a comissão de cultura na ALE durante o processo de consolidação da Lei Orçamentária Estadual.
No final de outubro foi realizada uma audiência pública para debater os investimentos do setor. Foi quando se percebeu a necessidade de recursos para que os artistas e produtores dos distintos segmentos pudessem acessar por meio de editais.
“Pela primeira vez conseguimos nos mobilizar de forma organizada e continuada, participando das discussões do orçamento e propondo as pautas da cultura. O resultado foi essa conquista do orçamento da Secult. Agora teremos que nos reunir com a gestão para delinear as consolidações destes editais, pois certamente o governo irá sancionar essa emenda”, relatou Bríglia.
Segundo ele, a proposta é que o recurso seja dividido entre todos os segmentos que estão atuando de forma organizada.
“Nós solicitamos R$ 2,5 milhões que seriam o ideal para contemplar, de forma minimamente satisfatória, os mais de dez segmentos. De qualquer forma, sabemos que foi dado o primeiro passo para a consolidação de uma política cultural democrática e transparente para fomentar a produção e difusão artística em Roraima”, disse.
A base da mobilização foi o coletivo Reagentes Culturais, um movimento informal que reúne representantes de diferentes segmentos culturais em Roraima.