Dia 25 de julho é um dia dedicado para homenagear o escritor brasileiro, e para comemorar a data a Associação dos artistas de Roraima promove uma programação especial. O evento será realizado na Praça Poeta Josimar, no município de Mucajaí, localizada na Chácara Dimanso, a partir das 14 horas. Com entrada Franca.
A programação conta com show de voz e violão, recital de poesias e divulgação da literatura roraimense, além de contar com o ‘microfone aberto’, onde os participantes podem recitar poemas de sua autoria ou de outros escritores.
De acordo com o escritor Josimar de Souza, um dos membros da Assart, o evento não poderia passar em branco, inclusive porque já faz parte do calendário de eventos da Associação.
Segundo ele, serão discutidos temas relacionados às Leis de Incentivo à Cultura estadual e federal, já que os escritores têm tido muitas dificuldades na publicação de seus livros, pois, com o advento da internet e das redes sociais, os livros perderam espaço em meio aos jovens e às crianças.
“É necessário, então, buscar novos meios de manter a literatura viva nas novas gerações e permear a necessidade de se ler livros. O evento tem essa proposta de reunir todas as gerações de escritores. A praça é um ambiente agradável e será um momento de lazer para a população”, disse.
A praça, em Mucajaí, recebeu o nome do autor que já publicou dois livros: ‘A verdade é uma virtude de poucos’, em formato de cordel, e ‘No ar’. Segundo ele, o segundo livro causou mais notoriedade entre o público por causar uma certa polêmica.
“Fui homenageado em vida, e isso foi de muita felicidade. Meu trabalho ficou conhecido com o meu segundo livro. Eu tive a ousadia de fazer uma capa com uma foto minha, usando asas. Deu certo, chamou a atenção das pessoas”, contou.
Outro poeta que estará presente na homenagem é Walber David Aguiar, autor dos livros ‘ Vias e veias’ e ‘Voo das borboletas’, além de artigos para o jornal Folha de Boa Vista. Walber é autor do hino municipal de Mucajaí.
Assart
A Assart foi fundada em 2008 com a proposta de reunir os escritores de Roraima. A associação já recebeu o título de utilidade pública pela Assembleia Legislativa. Ao todo, a Assart possui cerca de 380 associados, com participantes de diversos municípios e também indígenas da Maloca do Pium e da Raposa Serra do Sol.
Origem da data
O Dia Nacional do Escritor foi instaurado para homenagear todos os escritores brasileiros e toda a produção literária feita no Brasil. O surgimento da data se deu a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o 1º Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, da qual os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente.
O Convencido – Por Walber David Aguiar
“Modestia à parte, sou convencido
Pois me convenci que não há vida sem mim
Não há chuva sem nuvem
Nem você sem o perfume de jardim
Por isso somos convecidos
Amanhecidos nos quartos das Arquimedias
Onde os olhos viam tudo que queriam ver
Dentro do coração das Quimeras
Por isso me convenço, me dispo, me venço
Me amo profundo e simplesmente
E convencido entre a lua e o mar profundo
Foi no rasgo de ternura e ânsia
Meu coração quis ser assim
Maior que o mundo”.
Serviço
Dia do Escritor
Data: 23 de julho
Local: Praça do Poeta Josimar (Mucajaí)
Hora: 14 horas
Informações: 91449150
Entrada Franca