Cultura

Ativando os dois lados do cérebro ao mesmo tempo

Carlos Maurício Prado está em Boa Vista para o lançamento de um livro “Ginástica Cerebral” com exercícios que ajudam a memória

A Ginástica cerebral é um método científico, desenvolvido na Universidade da Califórnia que em 1960, criou 32 exercícios simples e práticos que qualquer pessoa, de qualquer idade, consegue fazer, sem nenhuma contra-indicação.
O método serve para aumentar a sua capacidade de memória, concentração, aprendizado, criatividade, auto-estima, e pode ser usado na escola por crianças que querem melhorar a nota e adolescentes que vão prestar vestibular. Ela intensifica a memória da pessoa para não dar aquele branco na hora da prova, e por fim, os adultos, que em seu ambiente de trabalho, tendem a aumentar a produtividade e eliminar o stress.
A Ginástica cerebral também é utilizada por idosos, no sofá de casa, para prevenir Mal de Parkinson e de Alzheimer, e manter a mente lúcida, em forma durante muito tempo.
De acordo com essa teoria, supõe-se que, por exemplo, uma das maiores mentalidades da história humana como Albert Einstein, tenha, no máximo, utilizado 10% da sua capacidade cerebral.
“Uma pessoa comum utiliza, em média, 3 a 4 %. Mas, essa marca pode ser aumentada. O cérebro, nosso órgão mais importante, funciona como qualquer músculo, quando estimulado, cresce, desenvolve. Ao contrário, largado, abandonado, encolhe e atrofia. Este é o princípio da ginástica cerebral” defende Carlos Maurício Prado, especialista no assunto.
Carlos Maurício Prado é Engenheiro Químico, Editor de Livros, Comunicador de Rádio, Instrutor de Ginástica Cerebral, Terapeuta Visual, já proferiu mais de 5.000 palestras no Brasil e no exterior, e participou de programas em rede nacional como Jô Soares, Sem Censura, Note&Anote, Mulheres, TV Câmara, GloboNews, etc.
O desenvolvimento cerebral
Um importante (se não o mais importante) órgão do corpo humano, responsável pela inteligência e pelos sucessos e insucessos pessoais e profissionais, é o cérebro, a estrutura mais complexa existente e o mais desafiante instrumento criado pela natureza. Tão importante que é o único órgão que tem uma “embalagem” rígida para sua proteção, que é o crânio.
É ele que cuida não só da manutenção da nossa vida como, também, das nossas emoções, da capacidade de raciocinar mais claramente, da facilidade maior ou menor de encontrar soluções para as diversas situações enfrentadas, pelo desenvolvimento da criatividade, pela nossa inteligência e pela aprendizagem.
Ao contrário dos demais órgãos, o cérebro é o único que pode melhorar seu desempenho com o passar do tempo, quanto mais for utilizado. Um cérebro que está sendo constantemente exigido, treinado, utilizado e desafiado, terá um desempenho cada vez melhor; independente da idade da pessoa.
Vantagens da Ginástica Cerebral
Os exercícios têm, como um dos seus méritos, o fato de serem de fácil assimilação e execução por qualquer pessoa de qualquer idade, sem necessidade de um acompanhamento técnico para sua realização, pois são todos exercícios físicos baseados em movimentos naturais e podem ser feitos a qualquer momento, em casa, ou quando acordar, a escolha da pessoa.
Qualquer pessoa informada de como realizá-los, como e porque devem ser feitos e quais as vantagens que eles trazem, pode começar a trabalhar seu cérebro imediatamente, de maneira a torná-lo mais positivo e energético, pois não existe nenhuma contra-indicação.
“As vantagens são evidentes. Com o cérebro exercitado vivemos mais e melhor, evitando ou diminuindo os efeitos de alguns problemas característicos da velhice, como a perda de memória e a senilidade. Desenvolvemos, também, um entendimento melhor das coisas, despertamos a criatividade e aumentamos a capacidade de aprendizagem de raciocínio e de memória, utilizando todo o nosso potencial cerebral” ressaltou.
Oficinas gratuitas
Nestasemana, Carlos Maurício Prado está em Boa Vista para o lançamento do livro “Ginástica Cerebral” e a realização de duas oficinas gratuitas que ensinará exercícios e técnicas científicas da Universidade da Califórnia que visam ativar os 2 lados do cérebro (direito/criativo e esquerdo/lógico) ao mesmo tempo, para melhorar memória, auto-estima, concentração, aprendizado, criatividade, eliminar estresse, além de manter a mente lúcida na terceira idade.
As oficinas podem ser feitas por qualquer pessoa, sendo crianças, jovens, adultos, idosos. Serão duas sessões na sexta-feira (16), a primeira às 15horas e a segunda às 19 horas, no Auditório do Hotel Euzébios localizado na Rua Cecília Brasil 1517, Centro.
Informações podem ser obtidas pelo site www.ginasticacerebral.com ou (95) 98407.7936. A entrada é franca.
Serviço Oficinas de Ginástica Cerebral Data: 16 de janeiro (Sexta-feira) Hora: 15h e as 19h Local: Hotel Euzébios Entrada Franca