Cultura

Atividades em contato com a natureza e seus benefícios

Cada vez mais, moradores da área urbana trocam os exercícios em academias e ambientes fechados pelo prazer de praticar esportes em contato com a natureza

Boa Vista é uma cidade cercada de belezas naturais, como rios, floresta, fauna e flora que encantam os olhares. São tantos os elementos para serem descobertos, explorados e contemplados, que cada vez mais moradores da área urbana estão trocando os exercícios em academias e ambientes fechados pelo prazer de praticar esportes em contato com a natureza ou simplesmente tendo-a como “pano de fundo”.
Entre as pessoas que decidiram incluir esse tipo de atividades à sua rotina está o educador físico Victor Matheus que adotou a nova onda do momento, o stand up paddle também conhecido como SUP. Stand Up Paddle, é um esporte feito com uma pessoa remando sobre uma prancha similar a de Surf, só que maior. O diferencial desse exercício é que você deve praticá-lo diretamente em contato com a natureza, mais precisamente remando em um rio.
“O sup trabalha tanto o corpo quanto a mente, você harmoniza essas duas qualidades da nossa existência tanto quanto a matéria como a vida espiritual, além de tentar ser uma pessoa melhor preservando o meio”, explicou ele, que também costuma correr e praticar treinamento funcional.
O educador físico Victor Matheus Mattos pratica o SUP (stand up paddle)
A professora Patricia Souza também é adepta de esportes ligados à natureza. Apesar de fazer diversos exercícios, ela pratica com mais frequência atividades físicas nas praças da cidade, porém seu esportes favoritos são as trilhas e os campings.
“Sempre que tenho um tempinho a mais, planejo passar o feriado em algum acampamento, para fazer trilha, escalada e fazer algo que eu adoro que é ficar em contato com a natureza” explicou. Segundo ela, ela até frequenta à academia, mas se tiver opção fazer atividades em contato com a natureza é melhor, pois ‘não é monótona’. “Quando a rotina pega de jeito, as pessoas acabam desistindo de ir a academias, pois acaba sendo chato” relata.
Marina Souza conheceu a Yoga através de um grupo de amigos
A estudante universitária Marina Souza sempre procurou por uma atividade física, mais nunca se habituava, foi quando se apaixonou pela yoga. “Já frequentei academia, mas não gosto de ambientes com música alta,  conheci a Yoga por um grupo de amigos e o fato dela poder ser praticada em qualquer lugar me conquistou. Já pratiquei em rios, em parques, na praia grande” ressaltou.
Ela explica que ainda existem muitos lugares que podem ser ocupados por pessoas em busca do ar livre. “É maravilhoso atrelar esses ambientes a atividades físicas” explicou.
O contato com a natureza pode trazer benefícios à saúde
Cuidados
A atividade física, mesmo que na natureza, não deixa de ser atividade física. Portanto traz todos os riscos inerentes que o esforço pode causar no organismo. O praticante deverá observar suas limitações. As recomendações são as mesmas para a atividade física supervisionada em academias. Avaliação médica antes do início da prática da atividade. Observar suas limitações físicas, problemas de saúde, alterações musculoesqueléticas, entre outras
Destaque Uma Pesquisa feita pela Fundação Sanepar mostra que 40% dos brasileiros com menos de 30 anos têm falta de vitamina D, um pró-hormônio que apresenta diversas funções no organismo, além da regulação do metabolismo do cálcio. Para garantir a síntese diária de vitamina D por meio da exposição solar, recomenda-se a exposição por 15 minutos, ao menos três vezes por semana, para indivíduos que moram em países tropicais. Por isso, a prática de atividades ao ar livre pode ser uma grande aliada.