Cultura

Autor lança livro de poemas e Antipoemas

O lançamento do livro será nessa quinta-feira (25) ao som de Jamrock, na Casa do Neuber, a partir das 20 horas

Num mundo de valores invertidos, espelham-se formas de antipoemas. A antipoesia é tudo aquilo que atenta contra a vida e a beleza da obra literária, especialmente aquilo que é a mais bela de todas as engenharias humanas: o poema, que é tanto mais misterioso ou o enigmático quanto o ser da poesia e a sua realidade fenomênica.

É dessa forma que o primeiro livro do autor Jaime Brasil Filho é definido no mundo literário. A obra recebeu o nome de “NÃO”, justamente por se identificar com uma ruptura com os padrões literários. “Alguns chamam de poemas, outros chamam de escritos”, comentou.

A definição veio após a edição do livro, quando o autor recebeu comparações com o famoso matemático e poeta chileno Nicanor Parra, que esse ano completa 101 anos. Entre as características comuns estão a falta de lirismo, o uso de linguagem coloquial em vez da erudita, a falta de retórica e a ausência de continuidade no assunto. “Meus poemas saltam de uma frase para outra aparentemente diferentes, que talvez não se comuniquem entre si para o leitor, ou talvez faça sentido”, comentou.

São 150 poemas escritos em uma fase cronológica, um desses poemas faz parte de uma coletânealançada em Portugal intitulada “70 poemas para Adorno”. O livro foi pré-lançado em São Paulo com o poeta Luiz Roberto Guedes, responsável pela ‘orelha’ da obra.

“O ‘NÃO’ não é uma coletânea, não tem a pretensão de repercutir, mas acredito que seja uma contribuição de uma linguagem diferente. Alguns amigos não gostam e não entendem, mas eu acho isso divertido, afinal se você quer algo novo, subversivo, é preciso fazer com que os leitores o achem esquisito”, ressaltou.

Lançamento

A festa ocorre na Casa do Neuber, localizada na Avenida Ville Roy, no bairro São Vicente, a partir das 20 horas com o show da banda Jamrock e Neuber Uchôa. A entrada é gratuita até a meia-noite e R$ 20,00 após este horário. O livro pode ser adquirido no valor de R$ 15,00.

“Vi por vias tangentes incoerentes vértices
Vão entre os seus dedos
A calma com que deslizam nos cabelos
A pressa com que buscam o corpo
Arcos sem cordas
Bordas de um instrumento
Mãos que apagam o tempo num movimento de adeus”

Por Jaime Brasil Filho

Serviço
Lançamento do livro “Não”
Data: 25 de junho
Local: Casa do Neuber
Hora: 20 horas
Entrada Franca