O autor maranhense Miranda de Aquino realiza o sarau ‘Do Reino de Makunaima, um cordel pra natureza” para os estudantes da Escola Estadual Padre José Monticone, em Mucajaí, na próxima segunda-feira (06), a partir das oito horas. Na ocasião, será implantado na escola o projeto Mais Cultura, do Governo Federal.
Segundo ele, o programa representa o reconhecimento da cultura como necessidade básica. Na ocasião, haverá recital de poesias e a venda da obra “Animais ameaçados em Extinção”, obra literária do autor que fala sobre educação ambiental.
A obra
Os poemas são destinados a dezesseis espécies que estão em extinção, além de lendas e mitos da cultura roraimense, como o próprio Makunaima. O livro pretende incentivar a inserção da Educação Ambiental nas práticas educacionais diárias da educação básica.
Segundo o autor, a sua inspiração poética vem do berço de sua criação enquanto morava em sua cidade natal, no Maranhão. “É uma tradição nordestina. A minha educação sempre foi ligada à literatura de cordel e à música repentista, com base estrutural no trovadorismo. A partir daí, assimilei isso ao meu mundo, pois morava numa região de mata e tinha muito contato com os animais”.
São 80 páginas com ilustrações do artista Augusto Cardoso. O livro tem tradução para o inglês e o espanhol, traduzido em três idiomas pela professora Sandra Palomino. O desenho do encarte infantil é feito pelo artista Hilace Mendes.
Miranda de Aquino
Em sua infância, participou de concursos literários e competições de leitura em seu período escolar.
“Desde criança, a degradação do ecossistema já me incomodava.
O livro apresenta poemas sobre a fundamentação teórica da Educação Ambiental e podem ser trabalhadas pelos docentes da educação básica. Disponibiliza, também, pequena coletânea de poemas infantis, que podem servir como ferramenta pedagógica para múltiplas atividades que despertem a consciência para uma vida com um significado mais profundo e ecológico.
O autor recebeu patrocínio da Grande Coletânea do Reino de Makunaima, produção das Lojas Perin e Governo de Roraima via Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Roraima.
Mais Cultura nas Escolas
Lançado em outubro de 2007, o programa Mais Cultura incorpora a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do País, incluindo-a na agenda social com status de política estratégica de estado para atuar na redução da pobreza e a desigualdade social. Na perspectiva de cooperação, o Ministério da Cultura estabelece parceria com ministérios, bancos públicos, organismos internacionais e instituições da sociedade civil.