‘Experiência Multidisciplinares: Sociodiversidade e biodiversidade da Amazônia’ é o nome do novo livro organizado pelos autores Shigeaki Alves, Pétira Maria e Virginia Albuquerque. A obra terá lançamento oficial no dia 08 de março, no auditorio do IFRR a partir das 19 horas.
De acordo com o professor Shigeaki Alves, a produção editorial na Amazônia é desafiadora, mas a presença de intelectuais de distintas instituições superiores de ensino tornam-se indutoras de novas lógicas de cooperação para a ampla socialização dos saberes e conhecimentos.
“A interdisciplinaridade tendo a Amazônia cviabilizam práticas inovadoras a serem incorporadas nas mais diversificadas áreas dos setores produtivos, bem como a dimensão projetada das funções sociais, permitindo avanços, além de estabelecer diálogos entre os mais diversificado campo de atuação, pensar a Amazônia como solução para os anseios sociais, defesa do meio ambiente e o continuado processo de sustentabilidade de desenvolvimento qualitativo para o bem comum da humanidade e os cuidados com a Mãe Terra” ressalta.
A professora Virginia Albuquerque, reforça que a obra é rica de artigos científicos de pesquisadores da Amazônia. “O livro aborda a temática a partir de contexto extenso. Um conjunto de artigos científicos com diversos temas relevantes, com 65 autores elencando um grupo de pesquisa com várias instituições de ensino, onde a sociedade roraimense vai permitir uma boa leitura no processo de formação, como os acadêmicos, professores e o público em geral. De uma forma prazerosa no campo da leitura” reforçou.
Segundo a professora Pétira Maria, será um grande evento cultural e literário que também homenageia as mulheres para a sua data. “Para participar, é necessário efetuar uma inscrição de maneira antecipada. Será um evento com exposição fotográfica, com grafismo indígena e artesanato, com palestras e mesa redonda sobre essa temática” explicou.
Para obter um certificado é necessário se inscrever por meio do link. https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos.
Confira a programação completa do evento:
Atrações artístico-culturais
Auditório
– Apresentação musical, com voz e violão, de “Morena Tropicana e Cruviana”
pelos alunos do Campus Boa Vista Joana Ruth do Nascimento Caldeira e João Vitor da Silva de Aguiar
– Recital de poesias alusivas ao Dia Internacional da Mulher
pelo escritor, cantor e poeta Ernandes Dantas
– Apresentação do balé neoclássico “Mãe natureza”
pela bailarina Nyamille Ferreira de Araújo
– Apresentação da obra que ilustra a capa do livro Fuga
pelo artista plástico Helton da Silva Faustino
Hall de entrada do auditório
– Exposição fotográfica “Maravilhas da Avifauna Roraimense”
pelo fotojornalista JPavani
– Exposição “Grafismo Indígena” pelo artista visual indígena Isaías Miliano
– Exposição de moda arte da marca Wazaká pela artista plástica Leidiana Albuquerque
Programação científica
Palestra master “O que a sociodiversidade e a biodiversidade têm a aprender com a Amazônia?”
Palestrante: Ronaldo Joaquim da Silveira Lobao – Professor do Departamento do Direito Público da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ)
Mesa-redonda “Experiências multidisciplinares: sociodiversidade e biodiversidade na Amazônia”
Mediadora: professora doutoranda em Educação em Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática (Reamec) e diretora de Extensão do CBV/IFRR, Marilda Vinhote Bentes
Professoras convidadas:
Leila Márcia Ghedin (IFRR);
Antonia Cilene Miguel (Faculdade Estácio da Amazônia); e
Maria Márcia Oliveira (UFRR).