Beneficiários da LPG em RR começam a receber recursos a partir de hoje, 3

São 540 projetos culturais aprovados em 20 lotes de diversos setores da cultura. Ainda segundo o secretário, os recursos serão liberados gradativamente até a próxima semana

Recursos começam a serem alocados aos beneficiários nesta quinta-feira, 3 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Recursos começam a serem alocados aos beneficiários nesta quinta-feira, 3 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Os beneficiários dos lotes de 1 a 9, começam a receber os recursos para realizarem os projetos inscritos no edital a partir desta quinta-feira, 3. O anúncio foi feito pelo secretário de cultura e turismo, Jaffé Oliveira, durante coletiva com a imprensa. Na cerimônia também foi anunciado o MovCEU, um veículo tipo Van/furgão adaptado para se tornar uma biblioteca, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua, palco para apresentações diversas, entre outros usos culturais.

São 540 projetos culturais aprovados em 20 lotes de diversos setores da cultura. Ainda segundo o secretário, os recursos serão liberados gradativamente até a próxima semana. Serão R$ 19.124.250,16 destinados aos produtores culturais de diversos segmentos. Confira abaixo quantos projetos foram contemplados em cada área.

“Nós acreditamos que até terça-feira se encerrem todos esses pagamentos. Esses projetos já podem ser iniciados, tem uma execução tardia até 2025 e com certeza, em breve, a população estará usufruindo desses projetos feitos através da LPG”, explicou Jaffé.

Secretário de Cultura e Turismo, Jaffé Oliveira (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Número de projetos contemplados por área

  • Audiovisual: 126
  • Artes Cênicas: 40
  • Artes Visuais: 28
  • Artesanato: 17
  • Cultura Indígena: 23
  • Cultura Popular e Afro-brasileira: 110
  • Cultura Hip-hop e urbana: 28
  • Economia Criativa: 48
  • Gastronomia: 12
  • Gestão, pesquisa, difusão e capacitação nas áreas de cultura: 11
  • Literatura: 24
  • Música: 73

Artistas e produtores culturais como Cristina Cardoso, esperavam ansiosamente pelo recurso, que vai ajudar a estruturar as produções em Roraima. Cristina que é diretora da Quadrilha Junina Coração de Estudante, explica que o recurso vai desafogar os trabalhos que precisavam de incentivo para serem realizados, pois anteriormente eram feitos com recursos próprios das quadrilhas.

“A gente sempre fez esse trabalho voltado para a cultura popular no movimento junino sem muitos investimentos e hoje nós temos essa oportunidade de fomentar mais. Hoje quando saímos de um arraial ou festa junina, é ‘com a corda no pescoço’, endividados, com várias dívidas e a Paulo Gustavo vem hoje para dar estabilidade para nós”, explica Cristina.

Produtora cultura, Cristina Cardoso (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

MovCEU

Durante a cerimônia foi inaugurado o MovCEU, que é um veículo móvel tipo Van/furgão adaptado para se tornar uma biblioteca, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua, palco para apresentações diversas, entre outros usos culturais. Ele circula por localidades, garantindo que cada comunidade seja atendida pelo menos uma vez por mês, promovendo uma rotina de uso cultural.

MovCEU irá levar cultura para comunidades e regiões mais afastadas de Roraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A coordenadora do Ministério da Cultura em Roraima, Flávia Bezerra, explica que o veículo veio para garantir um direito básico da Constituição, o acesso livre à cultura em todo o território nacional.

“Muitas vezes um município, um território ou uma comunidade não tem equipamentos para usufruir do acesso à cultura. Então o MovCEU vai com todas essas tecnologias para que as pessoas tenham acesso aos produtos culturais produzidos em Roraima”, enfatiza Flávia.

Flávia Bezerra é coordenadora do Ministério da Cultura em Roraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Leia a Folha Impressa de hoje