Mais de 2 mil audiobooks e 5 mil eBooks foram disponibilizados para download de forma gratuita por meio de uma parceria da Secult (Secretaria de Cultura) com a Tocalivros e Ong Recode.
O material pode ser acessado tanto pelo site da Secult (secult.rr.gov.br) como pelo aplicativo da Tocalivros, disponível para dispositivos Android na Playstore e para dispositivos iOS na AppStore.
De acordo com o secretário Sherisson Oliveira, a crise sanitária sem previsão de encerramento acelerou algo que já era inevitável: a digitalização dos acervos.
“É uma iniciativa sem custos para o Governo do Estado que visa trazer um catálogo digital mais acessível junto com a Tocalivros e a Recode. A Biblioteca Pública é uma das 149 instituições parceiras do projeto nesta primeira fase. O objetivo é proporcionar uma maior interação com os leitores e fornecer conteúdo e entretenimento para que não precisem se deslocar até os espaços” frisou.
Segundo a diretora do departamento da Biblioteca Pública da Secult, Meiry Sherlock, a ferramenta permite ouvir e ler off-line e sem limites quanto a acessos ou associados.
“O programa está disponível para todos, tanto para servidores do Estado como para a sociedade em geral, pois em função da pandemia, o espaço físico da biblioteca continua fechado devido aos decretos que estão vigentes” explicou.
Além de títulos e best-sellers de diversos gêneros, a ferramenta também disponibiliza cursos, palestras e podcasts.