A Praça do Mirandinha, localizada no bairro Caçari, recebe a partir desta quarta-feira (17), até o dia 28 deste mês, o Festival das Flores de Holambra ‘Boa Vista Florecendo’, que reunirá 250 espécies diferentes de flores e plantas ornamentais.
Conhecida como cidade das flores, Holambra é o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina, chegando a produzir mais de 2,3 mil flores no município do interior paulista.
De acordo com Claudia Luísa, uma das coordenadoras locais do evento é a primeira vez que o festival será realizado na capital roraimense. As flores serão transportadas para Boa Vista vindas de Manaus, onde também foi realizado o festival.
“As plantas fizeram muito sucesso em Manaus, a feira obteve muitos visitantes que ficaram encantados com a variedade das plantas, nossa preocupação é atender a demanda da região e que as flores se adequem ao clima local”, comentou.
Segundo a organizadora, uma das propostas do evento é incentivar o hábito de consumo e de plantio de flores. As variadas espécies em exposição vão estar dispostas em tendas onde poderão ser admiradas pelos visitantes.
Em Roraima, a feira tem o apoio do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (CEBUDV). “Com os recursos adquiridos com a venda das plantas, uma porcentagem será doada a instituições carentes, com o objetivo de ajudar o próximo, que é uma das atividades do Centro”, comentou Cláudia. Os preços das mudas variam de R$ 4,00 ate R$ 100,00 para as espécies mais raras.
História
A Estância Turística de Holambra conquistou o título de “Cidade das Flores” graças ao trabalho e persistência dos pioneiros holandeses, que se instalaram na antiga Fazenda Ribeirão após o final da Segunda Grande Guerra. Aqui, enquanto se adaptavam ao novo modo de vida, iniciaram o plantio de gladíolos, dando início ao cultivo e comercialização vitoriosos de flores e plantas, com base no sistema cooperativista.
Serviço
Festival das Flores
Data: 17 a 28 de fevereiro
Local: Praça do Mirandinha
Entrada Franca