Cultura

Calendário homenageia 12 matriarcas roraimenses

Publicação será lançada nesta terça-feira, 8, pela governadora Suely Campos, no Palácio Senador Hélio Campos

Almerinda Macedo de Figueiredo nasceu no dia 13 de março de 1925, na fazenda Condado, às margens do rio Maú, fronteira com a Guiana. Não tendo oportunidade de frequentar uma escola, foi alfabetizada embaixo de uma árvore às margens do rio Maú.
Hoje, aos 91 anos, ela se diverte na companhia dos vinte netos e não aprova a educação muito moderna dada às crianças e jovens.
Almerinda é uma das matriarcas roraimenses que receberão uma homenagem especial do governo neste Dia Internacional da Mulher, 8, e sua foto está em um calendário que retrata mulheres importantes para a história do Estado.
Além de Almerinda, serão homenageadas Maria das Dores de Melo Morais, Maria Habib Fraxe, Iracy Estela dos Prazeres Aguiar, Cidalina Thomé Abdala, Alcinda Cabral de Macedo Brasil, Maria de Lurdes de Sousa Bríglia, Caetana Lima de Castro, Lindalva Feitas de Mesquita, Dalcy Queiroz Coelho da Silva, Onésia Coelho Barbosa e Izontina Batalha Maduro.
O Calendário das Matriarcas, elaborado pela Secretaria de Cultura, está na segunda edição. Traz foto e um pequeno histórico da vida e obra de cada uma delas. O lançamento será no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, às 18h.
As fotos das 12 mulheres revelam as histórias vividas nesse pedacinho do Brasil. Cada mês corresponde ao aniversário de uma delas. Uma forma de resgatar e valorizar as mulheres pioneiras que contribuíram com Roraima.
“É um trabalho que contempla muitas famílias pioneiras que têm histórias de vida lindas, de superação, que refletem diretamente na formação e ocupação do Estado”, destacou a governadora Suely Campos, idealizadora do projeto.
“Esse reconhecimento tem que ser dado, é o que estamos fazendo através desse calendário, pois as mulheres, a cada dia, têm trabalhado mais”, pontuou a secretária de Cultura, Selma Mulinari.