Cultura

Campanha conscientiza contra câncer nos homens

Iniciativa ressalta a necessidade dos exames de prevenção da doença, que acomete um a cada seis homens no Brasil

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2013, o câncer acomete um a cada seis homens no Brasil. As estimativas mostram que 69 mil novos casos deverão ser diagnosticados somente em 2014 no país. E o pior é que cerca de 13 mil brasileiros vão morrer em decorrência da doença, o que significa um óbito a cada 40 minutos. A campanha Novembro Azul adotada por todos os médicos no Brasil tem como objetivo desmistificar a doença e  ressaltar a importância dos exames de prevenção da doença.
Médico e especialista em diagnóstico por imagens há mais de trinta anos em Boa Vista, o Doutor Marcus Albuquerque explica que  depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Daí a importância da realização do exame regular através do toque retal e do PSA (Antígeno prostático específico), ultrassonografia e biópsia de próstata.
“O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis” explicou.
O especialista explica que a  chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA. “As mulheres desde jovem se preocupam consigo mesma, e são habituadas a fazer exames e frequentar os médicos, devido a menstruação, a maternidade e vários outros motivos, e o homem é mais ‘relaxado’ a esse ponto, então o Novembro Azul trabalha com esses dois problemas, primeiro o tabu do exame de próstata e segundo por ser uma doença silenciosa” explicou.
A campanha Novembro Azul é realizada há cinco anos no Brasil
Segundo ele, o exame de PSA no sangue é usado principalmente para diagnosticar o câncer de próstata precoce em homens assintomáticos. No entanto é um dos primeiros exames realizados em homens com sintomas que podem ser causados pelo câncer de próstata.
“O exame de toque e o PSA, feito por meio da coleta de sangue, detectam a maior parte dos tumores em fase inicial, e, nesses casos, as chances de cura são de 90%”, avisa.
O câncer de próstata não acomete apenas os idosos, mas é a partir dos 50 anos que sua frequência começa a aumentar. Depois da cirurgia, as duas maiores sequelas, segundo ele, são a incontinência urinária e a disfunção erétil. Ambas têm tratamento e podem ser revertidas.
A campanha Novembro Azul é realizada há cinco anos no Brasil e, de lá para cá, de acordo com o especialista, houve um pequeno aumento no número de diagnósticos precoces. “Precisamos envolver toda a sociedade, e não apenas os médicos. A gente vê poucos casos sobre a doença na mídia. As celebridades não aparecem morrendo de câncer de próstata”, lembra.
Novembro Azul
O Novembro Azul, campanha mundial que visa chamar a atenção da população, sobretudo a masculina para os cuidados com a saúde do homem. A proposta é mobilizar os brasileiros para um check up e tudo que abrange a saúde do homem será foco das equipes de saúde, unidade central e bairros, durante este mês.
Não adianta fugir
» Entre 10% e 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. O exame de toque e o PSA são complementares
» Fatores de risco: idade, histórico familiar, raça (maior incidência em negros), alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade
» Prevenção: não é possível evitar a doença. Mas pode-se diagnosticá-la precocemente, quando as chances de cura são de cerca de 90%.
Fonte: Instituto Lado a Lado pela Vida