Cultura

Campanha Nacional incentiva o combate ao sedentarismo

A embaixadora do programa, Solange Frazão concedeu uma entrevista à Folha de Boa Vista por e-mail

Com o intuito de incentivar e conscientizar as pessoas sobre a importância da prática de exercícios físicos para a saúde e o bem-estar, uma campanha especializada promove o Movimento Nacional de Combate ao sedentarismo. A embaixadora do programa, Solange Frazão, concedeu uma entrevista à Folha de Boa Vista por e-mail. Solange é apresentadora e consultora fitness e welness e representante da campanha promovida pela Danone Nutrição Especializada. 
Por meio de ações pelo site da Solange Frazão (www.solangefrazao.com.br) pelo Instagram (@solangefrazaooficial) e pela fanpage/solangefrazaono facebook, a educadora irá publicar dicas de saúde incluindo alimentação e exercícios físicos. Na esfera presencial, o movimento pretende transferir a proposta de dicas de saúde que já estão em andamento nas redes sociais, em local público, de forma dinâmica e prática com a presença da Solange Frazão.
“No dia em que recebi a notícia até chorei de tanta emoção e alegria. É grandioso quando você é reconhecida, e principalmente quando a gente faz o que ama com o maior prazer. É um prêmio, um troféu e um reconhecimento. Desde sempre, fui defensora de que a atividade física teria que ser prioridade na vida das pessoas. Sempre provei, por A mais B, o quanto os exercícios podem mudar a vida das pessoas e fazer com que elas possam ter mais qualidade de vida. Sou prova viva de que colocar o corpo em atividade leva as pessoas à saúde plena”, explicou.
No Brasil, segundo pesquisa realizada pela agência de inteligência e pesquisa de mercado Hello Research com uma amostra de 1000 pessoas, em 70 cidades espalhadas por todas as regiões do País, 66% das pessoas não praticam exercícios físicos, mesmo que esporadicamente. A faixa etária dos 45 a 59 anos abriga a maior parcela de pessoas que não praticam atividades físicas. Entre os sedentários, as mulheres lideram o ranking com 76% contra 55% dos homens.
O sedentarismo vem crescendo em todo o mundo e está se tornando um problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, 70% da população mundial é sedentária e estima que em 2030 a inatividade física será a causa de 23,3 milhões de óbitos no planeta.
“Todos os exercícios são importantes. Cada um tem sua função particular. Tudo depende de cada objetivo e também da limitação de cada um. Alguns, na minha opinião, são mais necessários para uma qualidade de vida melhor e para a saúde corporal e mental. Como, por exemplo, a musculação, que são os exercícios com pesos ou resistidos, como também o aeróbio para o trabalho cardiovascular. 
Para a representante, a atividade física tem que ser associada a uma alimentação mais saudável para que tenha realmente validade. Produtos funcionais que tenham vitaminas importantes, sais minerais, complexos e proteínas. Tudo na medida certa para o bom funcionamento do organismo e para o equilíbrio de cada necessidade individual.
“Atividade física é atividade física. Colocar o corpo em movimento é o primeiro passo para sair do sedentarismo. Claro que existe o exercício mais eficiente e mais importante para cada pessoa. Mas, de uma forma geral, as pessoas precisam se identificar com algum exercício e praticá-lo ao menos cinco vezes na semana para que seja considerado eficaz para a saúde. Estudos novos já comprovaram que praticar exercícios previne doenças e levam as pessoas a terem mais juventude. Nada pode ser mais importante que a conquista da saúde”, ressalta a treinadora.