Cultura

Católicos celebram Dia de Santa Clara

Festividade tradicional tem procissão, missa e arraial, a partir das 19h

Hoje é dia de Santa Clara de Assis, padroeira dos profissionais da Comunicação Social. Para celebrar a data, 11 de agosto, a Comunidade Diaconal Santa Clara realiza sua festividade tradicional, a partir das 19h, na rua Santa Clara, nº 1268, esquina com rua São Marcos, bairro Cinturão Verde.

“Convidamos a todos para prestigiar nossa comemoração de aniversário a Santa Clara, que espera receber esta noite em sua igreja as famílias, amigos e toda a comunidade para abençoa-los e acolhê-los em seu coração”, destacou a catequista Railda Gomes.

A programação contará com uma procissão e uma missa, depois haverá diversão e entretenimento com barracas de doces e comidas típicas de arraial, bebidas, pescaria, música e um bingo com premiações especiais. O dinheiro arrecadado será usado para a compra do piso da Igreja.

HISTÓRIA – Santa Clara nasceu na cidade de Assis, Itália, e seu nome foi em virtude de uma voz que sua mãe ouviu, enquanto orava antes de dar à luz a filha.

Aos 19 anos, Clara caminhou até a igreja de Santa Maria dos Anjos, onde era aguardada por São Francisco de Assis, seu grande orientador na caminhada com Cristo.

Clara foi uma pessoa muito humana, caridosa com o próximo e praticava sua penitência com bastante rigor. Quando se tornou freira, Clara direção fundou a ordem das

“Clarissas”, e depois da morte de São Francisco, Santa Clara deu continuidade às obras que aprendeu e iniciou com ele.

Um ano antes de Santa Clara de Assis falecer, em 11 de agosto de 1253, ela queria muito ir a uma missa na Igreja de São Francisco (já falecido). Não tendo condições de ir, por estar doente, ela entrou em oração e conseguiu assistir toda a celebração de sua cama, no convento.

Segundo seus relatos, a Missa aparecia para ela como que projetada na parede de seu simples quarto. Santa Clara conseguiu ver e ouvir toda a celebração sem sair de sua cama. A Santa Clara ainda é registrada outras visões milagrosas.