O Centro de Capoeira da Universidade Federal de Roraima (UFRR) completa 15 anos de criação, sendo um dos Projetos de Extensão mais antigos da instituição. Em comemoração a data, a universidade promove o evento “Capoeira pela Paz”. O evento é aberto ao público universitário e externo, de 20 à 23 de agosto, no Malocão Cultural.
A expressão da cultura afro-brasileira na UFRR surgiu em março de 2009, tendo funcionado no antigo Malocão do DCE (atual Malocão Cultural) e no prédio da União Operária, retornando em seguida ao malocão.
Segundo o coordenador do Centro, o professor Marcio Akira Couceiro relata que a meta do projeto sempre foi ser uma referência da capoeira no estado de Roraima. O objetivo do evento é promover a capoeira como ferramenta de educação e paz. Além de reconhecer os apoiadores e parceiros que ajudaram a entidade, ao longo desses 15 anos de existência, a consolidar a universidade como um local de produção artística.
A expectativa para o evento são as melhores possíveis, de acordo com Akira, são esperados quase 20 mestres, entre os convidados da cultura que celebra e mistura elementos como a dança e luta, estão dois participantes de Minas Gerais.
Nos quatro dias de celebração, haverá exposição fotográfica, mesa-redonda, oficinas, palestras, formatura de mestre e rodas.
Programação
Terça-feira (20)
18h às 21h – Malocão Cultural da UFRR
Abertura solene
Abertura da exposição fotográfica “Capoeira pela paz na tríplice fronteira”
Apresentação cultural
Coquetel
Quarta-feira (21)
15h às 17h – Malocão Cultural da UFRR
Mesa-redonda com mestres de capoeira
Tema: Capoeira pela Paz
Quinta-feira (22)
19h às 22h – Malocão Cultural da UFRR
Cerimônia de formatura do mestre MARCIO AKIRA
Sexta-feira (23)
19h30 às 21h30 – Em frente à Igreja Matriz / Orla de Boa Vista
Roda de encerramento e apresentação cultural
Serviço
Evento comemorativo “Capoeira pela Paz”
Malocão Cultural – UFRR
De 20 a 23 de agosto