Cultura

Chef de cozinha de RR será júri no MasterChef

O programa MasterChef vai ao ar nesta terça, a partir das 21 horas na TV Bandeirantes

A chef de cozinha Denise Rohnelt de Araújo irá representar Roraima no Júri formado por chefs de todo o país no programa MasterChef exibido nesta terça-feira (21). Ela, junto de mais vinte e seis representantes da culinária brasileira, foi selecionada para avaliar os pratos produzidos pela equipe azul e vermelha. O programa MasterChef vai ao ar a partir das 21 horas na TV Bandeirantes.

Segundo ela, a participação ocorreu como resultado de pesquisas referentes à culinária local. Ela é a colunista responsável pela página Letras Saborosas, do jornal Folha de Boa Vista. Comandando a página há quatro anos, Denise divulga e representa o potencial gastronômico de Roraima em eventos ligados à gastronomia em todo o país.

“Foi-nos dada a missão de avaliar pratos que representasse cada região do país. A região amazônica é considerada uma das culinárias mais difíceis, já que possui muitos ingredientes exóticos para o preparo”, disse. A chef contou que o episódio é marcante. “Um dos pratos ficou com um cheiro que chamamos aqui em Roraima, de ‘Pitiú’, um cheiro forte que quem cozinha pratos na Amazônia sabe que não é muito bem-vindo. A apresentadora Ana Paula Padrão, logo sentou a nossa mesa, pela curiosidade em relação a esses nomes que damos na cozinha”, relatou.

O programa foi gravado durante quatro horas nos estúdios da TV Bandeirantes. A chef foi selecionada pela coordenadora de culinária do programa, Paula Labaki. “Ser escolhida como júri, para mim, foi uma honra, é difícil julgar o prato de outra pessoa. Preferimos priorizar os ingredientes utilizados na receita”, comentou.

Denise é gaúcha, mas escolheu Roraima para morar há vinte e cinco anos. Cozinheira formada pelo Instituto de Artes Culinária Mausi Sebess (de Buenos Aires), ela, de fato, é apaixonada pelos sabores étnicos da comida do norte e pesquisa ingredientes produzidos em Roraima. “Participar de um programa que tem tanta audiência, entre chefs renomados de todo o país significa um retorno aos anos dedicados ao estudo da culinária Amazônica, um reconhecimento que muitas vezes vem de fora do estado”, enfatizou.

Recentemente, a pesquisa de Denise foi citada em um livro intitulado “La cocina Del futuro’ pelo escritor e pesquisador Pere Castells, lançado em Barcelona, Espanha. As iguarias da culinária roraimense tendem a cativar e despertar muita curiosidade nos chefs de cozinha de todo o mundo, muitos deles vêm a conhecer o estado por conta dessa curiosidade”, disse.

Atualmente, Denise está em busca de uma pesquisa referente às pimentas roraimenses, ao tucupi negro e aos ingredientes utilizados na Damurida. A proposta é levar tais ingredientes para o evento nacional ‘Fartura Gastronomia’, que dessa vez será realizado em São Paulo.

“A cozinha desperta interesse em muitas pessoas porque envolve, a cozinha agrega valor, dá vida àqueles momentos especiais com as pessoas queridas, com a família. Ao assistir um programa como esse, o telespectador pensa ‘eu também posso fazer isso’”, finalizou.

As novidades diárias do mundo da gastronomia podem ser acompanhadas, além da coluna publicada aos sábados, pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram com o nome @letrassaborosas e pelo site www.letrassaborosas.com.br.