Cultura

Coletivo Caimbé representa Roraima no 1º Encontro Nacional de Saraus

A proposta é reunir poetas e grupos originários de diferentes regiões do país para trocar experiências

Na sexta-feira, 04, até segunda, 7 de setembro, o coletivo Arteliteratura Caimbé representará Roraima no 1º Encontro Nacional de Saraus (SarAll), no Rio de Janeiro, evento que integra a programação da XVII Bienal do Livro do Rio.

A proposta é reunir poetas e grupos originários de diferentes regiões do país para trocar experiências, além de valorizar a espontaneidade e a interação com a plateia, que terá o microfone à disposição.

As sessões vão começar com uma discussão teórica, abordando a prática e a metodologia de cada grupo e, em seguida, haverá apresentações dos coletivos de cada localidade. Da Região Norte, apenas o Caimbé participará do evento.

O jornalista e escritor Edgar Borges, articulador do coletivo, vai apresentar a metodologia e as experiências do Sarau da Lona Poética, encontro literário que reúne mensalmente poetas, declamadores e músicos em diversos lugares de Boa Vista.

“Fomos convidados pelo professor e promotor cultural Écio Salles, organizador do SarAll, para falar das motivações e de nosso fazer poético no Norte do Brasil. Estar em um evento do porte da Bienal para apresentar nosso trabalho é muito importante para nós, do Coletivo Caimbé, pois acreditamos que isso representa o reconhecimento de que atuamos de forma positiva para o fortalecimento da cena literária em nosso Estado”, afirma Edgar Borges.

SARAU DA LONA POÉTICA

O Sarau da Lona Poética é uma ação do Coletivo Caimbé que teve início em 2014, dando sequência a outros saraus que vinham sendo realizados desde 2009, ano em que foi criado o grupo.

O evento itinerante é realizado em praças e parques e tem a intenção de promover a circulação da poesia que se faz e lê em Roraima.

Para ver imagens e vídeos das edições do sarau, acesse o blog www.caimbe.blogspot.com.br, curta a página www.facebook.com/coletivocaimbe ou siga o grupo no perfil www.twitter.com/coletivocaimbe.