Cultura

Com mudanças no edital, Programa Rumos abre inscrições para a 17ª edição

Plataforma de fomento à produção artística brasileira trará novas propostas no tripé de criação, desenvolvimento e documentação de projetos

ENVIADO ESPECIAL
De São Paulo

Inovar é preciso. É exatamente com esse conceito que o Programa Rumos, plataforma de fomento do Itaú Cultural que incentiva a produção artística brasileira, abriu, nesta terça-feira, 1º, as inscrições para a sua 17º edição. Após passar por uma reformulação em 2013, o modelo sofrerá novas mudanças, desta vez, no edital de inscrições de projetos.

O lançamento da atual edição do Programa Rumos 2015/2016 foi realizado na manhã de ontem, 31, na sede do Itaú Cultural, localizada na avenida Paulista, e reuniu cerca de 40 jornalistas de todas as regiões do Brasil. Uma comissão organizadora, formada por representantes do banco e de seleção dos projetos, anunciou as novas diretrizes.

Entre as novidades está a organização das propostas em três grandes campos: criação e desenvolvimento (concepção e/ou desenvolvimento de projetos artístico-culturais), documentação (organização e preservação de acervos relacionados à arte e à cultura brasileiras) e pesquisa (desenvolvimento de pesquisas em arte e cultura brasileiras), definidos para facilitar o processo de inscrição.

Segundo o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, as mudanças definidas na atual edição do Programa visam gerar um melhor entendimento em relação ao que o meio artístico pretende e deseja mostrar. “Nós queremos saber o que a cena cultural pretende. Esta dinâmica gera uma complexidade muito maior. Não é à toa que temos uma comissão em que as várias expressões se encontram e a gente consegue ter um denominador comum na escolha dos projetos”, disse.

A falta de experiência de grande parte dos candidatos, que nunca haviam, sequer, passado pelo processo de inscrição, foi determinante para as mudanças no edital. “Na pesquisa que fizemos entre os inscritos da última edição, cerca de 30% nunca tinham se inscrito em qualquer edital. Isso correspondeu a pouco mais de 5 mil candidatos.

Então a tese que nós tivemos foi de que era preciso inverter a lógica do programa para fazer com que outros perfis tivessem projetos contemplados”, destacou Saron.

Conforme a diretora de comunicação do Itaú Cultural, Ana de Fátima Sousa, o modelo de inscrição seguirá aberto. “Estamos mantendo o mesmo processo, mas, ao mesmo tempo, complementando uma série de informações e mudanças, como a articulação, circulação de repertório, criação de obras, desenvolvimento do produto, documentação, finalização de projetos, além de formação de pesquisas, publicação, crítica, residências, oficinas e seminários”, explicou.

As inscrições de projetos de todas as áreas de expressão e iniciativas híbridas, sem limitação dos campos de investigação, com grande liberdade para artistas, produtores e pesquisadores para definirem as regras de produção e apresentação de seus trabalhos, seguirão o mesmo modelo.

Outra inovação é o fim do teto orçamentário para as propostas, que abre novas possibilidades para os proponentes. De acordo com dados do Observatório do Itaú Cultural, a verba para a realização do Programa Rumos, que era de R$ 13,9 milhões, aumentará para R$ 15 milhões

O processo de seleção dos projetos também ganha uma nova fase. Antes de passarem para a Comissão de Seleção, as propostas agora serão examinadas por 30 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do País, os quais farão a primeira fase seletiva. Os nomes desta comissão prévia não serão revelados antes do resultado final para preservar a idoneidade do processo. Os critérios de seleção a serem observados serão a singularidade do projeto, a sua relevância e consistência.

INSCRIÇÕES

Seguindo a política das edições anteriores, as inscrições são gratuitas. Neste ano, elas devem ser efetuadas no período de 1º de setembro a 6 de novembro, até as 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente no site www.rumositaucultural.org.br. Os projetos começam a ser avaliados logo após o fechamento das inscrições e o trabalho da Comissão de Seleção será concluído até maio de 2016. Os contemplados serão informados por e-mail no dia 10 daquele mês. Em seguida, o site do Itaú Cultural e os meios de comunicação divulgarão os resultados.

Como no edital passado, não há número mínimo ou máximo de projetos, propostas ou obras a serem contemplados. A decisão será de exclusiva atribuição da Comissão de Seleção Rumos Itaú Cultural.

CAMINHADA E RUMOS

Para explicar o Rumos 2015-2016, uma equipe do Itaú Cultural percorrerá todas as regiões do Brasil na Caminhada Rumos passando pelas 27 capitais. O cronograma está em definição.

Em 2013, a caminhada ocorreu de setembro a novembro e consistiu em conversas para diversos públicos. Ao todo, 4.453 pessoas participaram das atividades em 43 cidades. O resultado está registrado no blog do Rumos (novo.itaucultural.org.br/explore/blogs/rumos-2).

* Jornalista participou da coletiva de imprensa a convite da instituição