VOLTA AO MUNDO NO CANARINHO

Com Shawarma, conheça o início dos lanches no Canarinho

Há mais de 10 anos com a comida árabe Shawarma, foram Ana Suzano e Luiz, um dos primeiros a empreenderem com um ponto de lanche no estacionamento

Sucos e Shawarma King é voltada para alimentação saudável. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Sucos e Shawarma King é voltada para alimentação saudável. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A “Volta ao mundo no Canarinho” conta neste terceiro episódio o início dos lanches no estacionamento do Estádio Canarinho. Há mais de 10 anos com a comida árabe Shawarma, foram Ana Suzano e Luiz um dos primeiros a empreenderem com um ponto de lanche nos finais de semana do estacionamento, o que atualmente marca a diversidade culinária em Boa Vista.

Hoje conhecido como Sucos e Shawarma King, o negócio foi pensado bem antes por Ana que, conforme conta, aprendeu a receita com a família do ex-marido, que é árabe. Após o falecimento dele e entendendo a cultura e a culinária da região, decidiu seguir com a ideia.

“A família dele era islâmica, ninguém comia carne, todo mundo era vegetariano, e a gente fazia para lanche, para jantar, depois que terminava a época do Ramadã. Eu não era da cultura árabe, mas eu fui me adaptando, fui vivendo esse universo, tivemos uma filha e um filho e a gente manteve o costume. O pai deles faleceu e após o falecimento dele eu vim para Roraima porque minha mãe já morava, conheci o Luiz e a gente deu início ao trabalho”, relata Ana.

A família de Luiz também é árabe, o que não dificultou o objetivo de empreender com o Shawarma. Ana conta que pesquisaram locais e o estacionamento do Canarinho era um bom começo, por isso passou a montar a barraca ali sempre aos finais de semana, como outros churrasquinhos faziam.

“Nós entramos e aí a gente trouxe um pouco da modernidade para o estacionamento. A gente começou a colocar mesas, fazer o atendimento, colocar máquinas de cartão e vem dando certo há mais de 10 anos”, comenta relembrando que viu as melhorias da avenida Ville Roy e se tornando mais movimentada.

A barraca abre de quinta à terça, sendo às quartas-feiras o dia de folga da equipe. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Associação

Ana Suzano é a presidente da associação dos lanches do Canarinho, que não é registrada, mas é organizada e mantida para boa convivência entre os demais empreendedores. De acordo com ela, o local é um espaço para trabalho e por isso cada lanche tem que fazer seu nome entre a diversidade de clientes e obedecer as regras.

“Nós tiramos aquela bagunça do final de semana que estava afastando as famílias, começamos a fazer um trabalho com o pessoal e acabou que hoje é um ambiente familiar, é cultural. Em todas essas trocas de governantes, a gente sempre negocia, chama eles aqui para dar uma conversada e mostrar o valor da praça e para não retirarem a gente. Não tem cobrança de nada. O que eles pedem da gente é o cuidado e que não deixe nada aqui. Então, eu, como presidente da nossa associação, chamo todo mundo, converso, a gente faz reuniões mensais semanais se for possível”, explica a dona do Sucos e Shawarma King.

+ Comida mongol – Hamburguer com Tio Chico Burguer

Shawarma

Os Sucos e Shawarma King é voltado para uma alimentação saudável. Ana afirma que aprendeu sobre calorias, carboidratos e proteínas para garantir que os shawarmas fossem menos pesados e agradáveis aos roraimenses.

Com o tempo percebeu que não deveria vender bebidas que também não fossem saudáveis, o que a fez testar e criar diversos sucos naturais e o detox. Afinal nada que o um suco de morango com maracujá para acompanhar o pão árabe recheado com carne bovina, frango, alface, tomate e um molho com óleo de gergelim. Conheça o Shawarma!