Como todo mundo foi pego de surpresa, ninguém imaginou que o processo de alfabetização de seus filhos sofreria alterações tão bruscas como a que estão vivendo os pais de alunos da Educação Infantil.
Os pequenos dessa fase escolar estão aprendendo a ler e escrever. Com o distanciamento social por conta da Covid-19, agora estão estudando pela internet, em casa, com a ajuda dos pais e irmãos.
E para encarar esse desafio, a pedagoga Hérica Paixão, professora e coordenadora do curso na Estácio da Amazônia, afirma que a primeira providência é buscar de todas as formas manter uma rotina em casa. O ideal, segundo ela, é no início da semana fazer um planejamento dos horários e atividades porque isso também deixa os pequenos animados para o estudo e a diversão programada.
“E esse planejamento tem que intercalar momento de estudo, de recreação, contato dos pais com os filhos. Pensar em cada detalhe, mas a programação não deve ser maçante, nem rigorosa. Se não deu para seguir a programação, passa para o dia seguinte. Se não deu, faz outra atividade como uma brincadeira ou até mesmo os afazeres domésticos como enxugar a louça com os pais na cozinha, atividade que seja coletiva, prazerosa e que ajude no processo de aproximação mesmo das crianças com os seus pais”, explica.
Outro desafio dos pais é manter a atenção dos pequenos. As crianças nessa idade perdem a concentração muito rápido. Para a pedagoga, uma saída é sentar-se com os filhos e explicar de forma lúdica o momento que todo mundo passa. “Falar, por exemplo, que existe um bichinho lá fora que contamina as pessoas, pode deixá-las doente e até morrer. E que por isso precisamos ficar em casa. Fazer as atividades em casa, ajudar os pais, brincar com os irmãos em casa, que não é possível ir para praça, etc. Explicar todo o processo para que ela compreenda que é um risco ir para rua, e que precisa ficar em casa”, sugere.