O espetáculo “A Estrada” se passa nas décadas de 70 e 80 em plena ditadura militar. A história narra o drama e o impacto vivido pelas comunidades indígenas que habitavam as regiões onde a floresta dava espaço para a abertura da rodovia Transamazônica.
A peça faz parte do projeto da companhia de teatro amazonense Arte e Fato, que vem a Boa Vista para uma única apresentação nesse domingo (09), a partir das 19 horas no anfiteatro do Parque Anauá. Além do espetáculo, a companhia realiza uma oficina de teatro pela manhã do mesmo dia na videoteca do Palácio da Cultura. Tanto o espetáculo quanto a oficina têm entrada franca.
Crítico, sensível, poético e em alguns momentos até agressivo, o espetáculo “A Estrada” mostra o choque de culturas e a perda das tradições indígenas durante a invasão da floresta para a construção da rodovia. O projeto tem como objetivo sensibilizar o público e homenagear as pessoas que passaram pelo conflito.
A obra é escrita e dirigida pelo Amazonense Douglas Rodrigues e foi premiada pelo júri do festival Teatro na Amazônia nas categorias melhor espetáculo, diretor (Douglas Rodrigues), melhor atriz (Keila Gomes), cenário, pesquisa musical, maquiagem e texto original. Além de ser contemplada pelo edital da Funarte (Fundação Nacional de Artes).
De acordo com a coordenadora do evento em Boa Vista, Carolina Uchôa. Além de Boa Vista, a companhia irá passar por outros estados da região norte e pela Venezuela. “Ao todo, catorze membros da companhia trazem o espetáculo para a nossa cidade. É uma história belíssima, de muita emoção”, relatou. A companhia recebeu o apoio da Secretaria Estadual de Cultura de Roraima.
Além das apresentações, o grupo Arte & Fato irá protagonizar chamados “open spaces”, ou espaços abertos, nos quais apresentarão um pouco de seus processos de pesquisa e criação teatral. Uma oportunidade para o público debater sobre a obra.
Serviço
Oficina GRATUITA para atores
Data: 9 de agosto (Domingo)
Local: Videoteca do Palácio da Cultura
Hora: 9h da manhã
Apresentação do espetáculo A Estrada
Data: 9 de agosto (domingo)
Local: Anfiteatro do Parque Anauá
Horário: 19h
Entrada Franca