Para homenagear Santa Luzia, padroeira da visão, será realizado de 10 a 13 de dezembro um festejo na comunidade localizada no bairro 13 de Setembro, zona Sul de Boa Vista. Com o tema: sedes prudentes e orai uns pelos outros”, a programação, que ocorrerá durante todo o dia, contará com missa, feijoada e outras atividades.
“Há mais de 40 anos fazemos os festejos em dezembro, principalmente no dia 13, que é a data de morte da Santa Luzia. Ela é a padroeira dos olhos, das doenças dos olhos. Muitas pessoas recorrem a ela, para serem curadas. Na festa, a gente recebe pessoas de todos os locais e de algumas comunidades”, informou a vice-coordenadora da comunidade, Suzaline Souza.
Segundo ela, o festejo é realizado com a ajuda e doações dos membros da comunidade, que todos os anos fazem doações e ajudam a igreja a se manter.
Programação
Nos dias 10 e 11, o festejo começa às 19h, serão as duas primeiras noites do tríduo. No dia 12, pela manhã, acontecerá a feijoada em formato drive thru, que será vendida no local, no valor de R$ 20.
No dia 13, por conta da pandemia, não acontecerá a tradicional procissão da comunidade, mas será realizada uma missa campal no pátio da igreja, a partir das 18h.
Santa Luzia
O nome de Santa Luzia vem do latim e significa portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, nosso verdadeiro canal de luz.
A padroeira da visão, nasceu em Siracusa (Itália) no fim do século III. Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Porém, com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém, pagão.